fique por dentro de floripa

- Economia e Negócios - Lojistas catarinenses apostam em Natal de boas vendas

18.11.2019

Lojistas catarinenses apostam em Natal de boas vendas

18.11.2019
Lojistas catarinenses apostam em Natal de boas vendas
Foto: Ivan Tauffer - presidente FCDL SC

Levantamento da FCDL/SC registra 66,84% de comerciantes otimistas

O otimismo nas vendas do Natal 2019 vem conquistando o ambiente das lojas de Santa Catarina. A pouco mais de um mês para a principal data do varejo no ano, os comerciantes catarinenses apostam em índices melhores para o período, o que é confirmado pelo levantamento da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC). Elaborado junto a associados das 20 cidades de maior potencial econômico do estado, a avaliação apontou que para 66,84%% dos consultados a expectativa é de que as vendas para a data sejam maiores do que no ano anterior. Para 46,94%, o crescimento deve ser de até 5%, enquanto 25,51% acreditam em 10%.

“O aumento do nível de confiança dos consumidores e empresários, o corte dos juros e o controle da inflação são fatores determinantes para a retomada do consumo das famílias, o que representa maior geração de empregos e um ciclo positivo de crescimento”, considera o empresário Ivan Tauffer, presidente da FCDL/SC. Ele lembra que a liberação do FGTS permitiu que milhões de inadimplentes colocassem as contas em dia ou, no mínimo, retomassem o pagamento de dívidas. “Na prática, isso significa a recuperação do crédito e da capacidade consumo”, observa. “Ainda é um crescimento tímido, mas promissor”, concluiu.

O levantamento da Federação das CDLs revelou que para 25% dos associados consultados o tíquete médio do período deve ficar entre R$ 101,00 e R$ 150,00. Os itens mais procurados devem ser vestuário (31,63%), seguidos de calçados (12,24%). O pagamento por cartão de crédito continuará sendo a opção preferida dos consumidores, chegando a 53,57% - seguido de crediário, com 26,02%.

Como forma de ampliar as vendas, estratégias como promoções (35,71%) e campanhas (22,45%) estarão entre as principais ações desenvolvidas pelo comércio catarinense. Em relação à contratação de temporários para o período que se estende ao verão, 35,20% dos entrevistados pretendem contar com novos colaboradores. 

Próspero Ano Novo

Com base na leve retomada econômica e no estímulo ao consumo, os lojistas catarinenses apostam em um balanço positivo para o ano de 2020. Consultados pela FCDL/SC, 84,18% estão otimistas para um cenário melhor que o de 2019. A projeção dos associados considera que a intenção de compra cresce à medida que aumenta o índice de confiança no comércio.

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Jurerê Open Shopping lança serviço de drive thru

07.07.2020

Jurerê Open Shopping lança serviço de drive thru

Floripa Shopping retoma as atividades e segue realizando todas as normas de segurança exigidas

02.07.2020

Floripa Shopping retoma as atividades e segue realizando todas as normas de segurança exigidas

Inflação em Florianópolis tem leve aceleração em junho, mostra Índice de Custo de Vida da Udesc Esag

02.07.2020

Inflação em Florianópolis tem leve aceleração em junho, mostra Índice de Custo de Vida da Udesc Esag

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.