Um programa que permite aos pequenos e médios comerciantes receberem o dinheiro de uma venda não paga. Em Santa Catarina isso se tornou realidade para mais de 2,7 mil empresas associadas à Federação das CDLs de SC (FCDL SC), que recuperaram juntas R$ 2 milhões com o “Registro com Protesto” – ferramenta criada pelo Serviço de Proteção ao Crédito catarinense (SPC/SC) -, permitindo aos varejistas registrarem o débito dos devedores em atraso não só no SPC, como também protestá-los, sem custas cartoriais.
Ivan Tauffer, vice-presidente de Serviços da entidade – um dos implementadores da iniciativa -, destacou as caracteristicas da iniciativa. “Entre os usuários do serviço são inúmeros os casos de empresas que tiveram valores expressivos recuperados. Isso prova o quanto trabalhamos para fortalecer o comércio estadual e facilitar o dia a dia dos lojistas”, afirma.
A FCDL/SC firmou convênio com tabelionatos do estado para viabilizar a iniciativa.O Instituto de Estudos de Protestos de Títulos do Brasil (IPTB) é parceiro da entidade para isso.