18.3 C
fpolis
terça-feira, maio 21, 2024
Cinesystem

Luz e cor do século XIX: uma viagem gratuita ao Museu D’Orsay com o Projeto Museus Virtuais 

spot_img

Luz e cor do século XIX: uma viagem gratuita ao Museu D’Orsay com o Projeto Museus Virtuais 

spot_imgspot_img

A nova temporada oferece sessões que destacam os temas de maior sucesso ao longo dos anos, totalizando 12 sessões gratuitas durante 2024. Adicionalmente, serão realizadas 10 sessões escolares exclusivamente para alunos da Rede Municipal de Ensino.

O Projeto Museus Virtuais, uma iniciativa que se destaca por democratizar o acesso à arte e à cultura, tem nova apresentação agendada para o dia 9 de abril, próxima  terça-feira, no Paradigma Cine Arte, localizado na SC-401, em Florianópolis/SC. Agendada para às 19h30, a sessão promete uma viagem envolvente pelo Museu D’Orsay (Paris), explorando a transformação da luz e cor na pintura do século XIX.

Durante o evento, os participantes serão conduzidos por uma jornada que destaca a revolução na pintura moderna, impulsionada por mestres como Manet, Monet, Renoir, Cézanne, Degas, Sisley, e Pissarro. Esses artistas, com suas técnicas inovadoras, abriram caminho para as futuras gerações, incluindo Van Gogh e Gauguin, que utilizaram a cor como uma expressão simbólica das emoções do artista. A apresentação enfatiza o significado histórico do Museu D’Orsay, conhecido como a “casa dos impressionistas”, e sua coleção sem igual, que continua a inspirar entusiastas da arte em todo o mundo.

“Acreditamos profundamente no poder transformador da arte e da cultura na vida das pessoas. Oferecer acesso gratuito a tesouros culturais de renome mundial, como o Museu D’Orsay, é uma forma de inspirar, educar e enriquecer nossa comunidade. Este evento é um convite para explorar a beleza e a profundidade da arte do século XIX, tornando-a acessível a todos”, diz Claudio Toscan, arte-educador que conduz os encontros. 

O Projeto Museus Virtuais é uma realização do Instituto Maratona Cultural e  viabilizado por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Florianópolis, com apoio cultural do Corporate Park. 

SERVIÇO

O quê: 11ª Temporada Projeto Museus Virtuais

Quando: 9 de abril de 2024 (terça-feira)

Local: Paradigma CineArte – SC-401, 8600 – bloco 8 sala 2 – Santo Antônio de Lisboa

Ingressos: gratuitos – respeitando a lotação do espaço.

Confira os sinopse da sessão 


SESSÃO 03 – terça 09/04/2024

Horário: 19h30

Temática: Museu D’Orsay: A Luz e a Cor na Pintura do Século XIX
Sinopse: O nascimento da pintura moderna esteve relacionado às novas interpretações e usos da luz e da cor pelos pintores. A antiga Estação D’Orsay, transformada em museu, tornou-se a “casa dos impressionistas”, um grupo de artistas que se reunia para pintar ao ar livre durante o dia e discutir os rumos da arte nos cafés de Montmartre durante a noite. Manet, Monet, Renoir, Cézanne, Degas, Sisley, Pissarro… revolucionaram a pintura na segunda metade do século XIX e influenciaram a nova geração de pintores como Van Gogh e Gauguin que fizeram da cor um elemento expressivo, simbólico para revelar as emoções do artista.. Muitas de suas obras-primas serão vistas neste passeio virtual por um dos mais visitados museus do mundo.

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img