18 C
fpolis
sexta-feira, junho 21, 2024
Cinesystem

Maior evento de gestão da construção civil bate recorde de público, reúne 700 C-Levels e debate inovação no setor 

spot_img

Maior evento de gestão da construção civil bate recorde de público, reúne 700 C-Levels e debate inovação no setor 

spot_imgspot_img

Realizado em Florianópolis, o Construsummit 2023 reuniu 1.500 pessoas, entre C-Levels, gestores e entidades de classe, e aqueceu o debate sobre desafios habitacionais e o cenário da indústria da construção no país 

A Softplan realizou, nos últimos dias 13 e 14, a quinta edição do Construsummit, o maior evento de gestão e tecnologia voltado para a indústria da construção e que reuniu cerca de 1.500 pessoas e 77 palestrantes, gerando a maior rede de networking entre gestores da construção civil já realizada no Brasil. Promovido pelas soluções Sienge, Construmarket, CV CRM, Prevision, Refera, Collabo e eCustos, o encontro teve a presença dos representantes das principais entidades do setor – CBIC, ABRAMAT, ABRAINC, ABECIP – e grandes nomes da indústria, como Cury, Patriani, Falconi e Alphaville. 

A edição de 2023 do Construsummit contou com a presença de pessoas de todas as regiões do Brasil, além reunir as mais inovadoras soluções estendidas do pré-obra ao pós-venda, com destaque para todas as iniciativas de digitalização que compõem o setor e as principais autoridades políticas e especialistas na indústria e no ramo empresarial. 

Entre os temas abordados, destaca-se o cenário econômico da construção civil no país. Segundo Ieda Vasconcelos, economista-chefe da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), palestrante no Fórum Executivo, após um hiato de mais de 13 anos o segmento voltou a crescer, por três anos consecutivos. Em 2021 e 2022, o Produto Interno Bruto (PIB) da construção civil cresceu, respectivamente, 9,7% e 6,9%, enquanto neste ano o aumento acumulado até o mês de julho foi de 1,5%. Apesar da leve desaceleração, a economista enxerga um cenário otimista, destacando que o setor criou mais de 600 mil novas vagas de emprego desde a pandemia. 

Se o panorama da cadeia econômica é positivo para os próximos meses, no âmbito da inovação o desafio é outro. Para o PhD e professor honorário da University of Southern California, Lucio Soibelman, um dos destaques da plenária, o principal problema é a falta de mão de obra qualificada para trabalho com a tecnologia especializada para a construção. “O engenheiro precisa ser mais ativo no seu aprendizado e entender que a evolução tecnológica está acontecendo muito rápido. Observo que as principais dificuldades do mercado atual estão nas interfaces, ou seja, no jeito que o engenheiro civil explica, para o engenheiro de computação ou para as demais áreas envolvidas, o que necessita do software” afirma. 

Com seu Ecossistema Tecnológico da Indústria da Construção, a Softplan atua de forma assertiva para suprir essa dor, formando uma nova leva de especialistas em como transformar, integrar e tornar os negócios da construção civil mais sustentáveis. Durante o evento, o Diretor Executivo da Softplan para a Indústria da Construção, Ionan Fernandes, anunciou novidades como a integração nativa entre o Sienge, plataforma líder em gestão para o setor, e o eCustos, software que permite a elaboração de orçamentos 10 vezes mais rápido. Conectar de forma direta as tarefas de orçamento e gestão de toda a etapa de obra é uma iniciativa inédita para o setor no Brasil e chamou muita atenção dos participantes do evento.  

“Facilitar o dia a dia dos profissionais da construção civil, integrando a cadeia, simplificando processos e garantindo economia de tempo e de recursos, é uma realidade dentro do nosso negócio. Nosso objetivo é continuar ampliando essa transformação por meio da realização de eventos como este, que aquecem o debate e promovem uma oportunidade de networking entre players do Brasil todo”, explica Ionan. O executivo também apresentou o lançamento da ferramenta de inteligência artificial no Sienge e no CV CRM, plataforma especialista no mercado imobiliário, e a expansão da metodologia Lean Construction (Linha de Balanço) para a etapa de pré-obra, por meio da Prevision, solução focada em planejamento de obras. 

Nesse cenário de priorizar a eficiência produtiva e a industrialização na cadeia, José Carlos Martins, Presidente da Câmara Brasileira da Industria da Construção (CBIC) na gestão 2014-2022, afirma que a produtividade e a sustentabilidade são palavras-chave da sobrevivência das empresas ligadas à construção civil nos próximos anos. Para ele, o diferencial do evento está na predominância das gerações mais novas nos debates e nos negócios. “O setor precisa demais dessa oxigenação. Nós tivemos uma época, há uns anos, em que não era atraente trabalhar na área da construção civil. Hoje, com essa troca de informações, tudo fica mais acessível, principalmente para a entrada de novos grupos no segmento”, destaca. 

Para Rodrigo Navarro, presidente da Associação Brasileira da Indústria Materiais de Construção (ABRAMAT), a geração de mais postos de trabalho é fundamental para o desenvolvimento do setor e para o crescimento econômico do país. “O papel do ecossistema da construção civil e da tecnologia nesse segmento é fundamental, assim como a retomada da Reforma Tributária no Congresso, a redução progressiva da taxa de juros e o controle da inflação”, conclui. 

Construsummit se consolida com uma nova proposta de evento para o setor 

Com staff formado 100% pelos profissionais que atuam nas operações das soluções da Softplan para a Indústria da Construção e programação com destaque para diversos clientes que conquistaram excelentes resultados através da transformação digital, o Construsummit levou ao público uma experiência única de networking. O conteúdo de altíssimo nível se somou à troca de experiências, que se estendeu a essas pessoas da organização com profundo conhecimento sobre a realidade da indústria da construção. O networking gerou mais de 2,2 mil potenciais oportunidades de novos negócios entre empresas do grupo e integrantes do ecossistema.  

“O Construsummit é a união dos melhores exemplos que encontramos em eventos nacionais e internacionais para os setores de tecnologia e indústria da construção. O sucesso desta edição e o altíssimo índice de satisfação dos participantes confirma que o mercado da construção brasileiro está preparado e disponível para impulsionar a inovação na nossa cadeia produtiva de ponta a ponta”, destaca Guilherme Quandt, Diretor de Estratégia da Softplan para a Indústria da Construção. 

Realizado com o intuito de conectar os profissionais da indústria da construção e potencializar o networking para impulsionar a inovação e boas práticas de gestão no setor, o evento neutraliza as pegadas de carbono e apoia projetos sociais que realizam ações que melhoram a estrutura de comunidades carentes. O Construsummit foi considerado um sucesso e já está confirmado para 2024.    

Construsummit  

O Construsummit é uma jornada única de aprendizado e networking com os principais nomes da Indústria da Construção e parceiros relevantes para o desenvolvimento do setor, como entidades de classe, grandes empresas e bancos.  

É realizado pelo Ecossistema Tecnológico da Indústria da Construção, formado por Sienge, Construmarket, CV CRM, Prevision, Refera, eCustos e Collabo, soluções especialistas da Softplan para o setor.  

  

O propósito do evento é transformar a realidade da Indústria da Construção através da integração da cadeia de ponta a ponta e da conexão entre as pessoas, protagonistas da transformação digital.  

  

  

O Ecossistema Tecnológico da Indústria da Construção  

A Softplan é a empresa líder em tecnologias especialistas na Indústria da Construção e está no mercado há 32 anos. Através do Sienge, a principal plataforma de gestão para o setor, oferece a maior cobertura da cadeia no Brasil.  

  

Nos últimos anos, por meio da aquisição de outras empresas especialistas no segmento, consolidou o Ecossistema Tecnológico da Indústria da Construção: Sienge, Construmarket, CV CRM, Prevision, Refera, eCustos e Collabo.  

  

Juntas, as soluções permitem a integração da cadeia de ponta a ponta, desde o orçamento até o pós-venda, atendem mais de 12 mil clientes e conectam mais de 1,2 milhão de profissionais da construção.  

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img