23 C
fpolis
terça-feira, abril 23, 2024
Cinesystem

Mais de 100 oportunidades de negócios para startups em meio à crise

spot_img

Mais de 100 oportunidades de negócios para startups em meio à crise

spot_imgspot_img

 

Programa de Inovação Aberta LinkLab procura startups para ajudar a resolver desafios de grandes empresas

 

O LinkLab, programa de Inovação Aberta da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), que há mais de três anos conecta médias e grandes empresas a startups com o objetivo de solucionar problemas e criar negócios inovadores, está com chamadas abertas para  startups se inscreverem na resolução de desafios até o dia 16 de julho. São mais de 100 oportunidades de negócios em 31 corporates do programas, como Ambev, WEG, ArcelorMittal, Engie, Intelbras, Whirlpool entre outras. As inscrições são gratuitas para as startups no site http://linklab.acate.com.br

 

A pandemia acelerou a transformação digital de muitas empresas para sobrevivência e, em meio a crise, a busca por tecnologia e inovação para resolver antigos e novos desafios foi impulsionada. As empresas participantes buscam soluções para diversas áreas de negócios, como marketing, data science, relacionamento com clientes, logística, varejo, big data dentre outras.  Na página do LinkLab, é possível conhecer cada uma das 31 corporates e os desafios específicos delas. Em julho, acontecerá o evento LinkLab Open Day online, uma oportunidade na qual as startups terão a chance de ficar frente a frente com as corporates para tirarem dúvidas sobre os desafios e se apresentarem.  

 

“No LinkLab, corporates e startups convivem em um ambiente altamente inspirador e dinâmico, que estimula trocas e novas conexões. As corporates conectadas ao programa conseguem atingir seus desafios de inovação com maior rapidez, enquanto as startups têm a oportunidade de conhecer com profundidade as dores e particularidades de seus mercados, validando seu produto ou buscando grandes clientes para o seu portfólio. Nossa metodologia permite isso, temos todo o ecossistema envolvido e não existe problema que não encontremos uma solução conjunta”, explica Silvio Kotujansky, head de Inovação e Novos Negócios da ACATE. 

 

Para as startups, ainda há diversos benefícios, como parceiros e mentores para apoiar no desenvolvimento do negócio, perks e descontos em ferramentas, banco de dados e softwares, eventos, workshops e muito networking, assim como acesso a dezenas de benefícios ACATE.

 

Exemplos de sucesso

 

Ao longo de três anos do programa, inúmeros cases de sucesso já se formaram entre as startups e as corporates do programa. Um dos casos mais recentes foi da startup Equilibrium com o supermercado Hippo. Com a solução em logística da startup, a rede conseguiu melhorar seu serviço de delivery, e a Equilibrium cresceu 30% desde o início da pandemia.  

 

Outra conexão com resultados positivos é a da Unimed Grande Florianópolis com Nina Tecnologia, startup especializada na automatização de agendamentos, para a confirmação de presença em consultas e exames. Segundo a cooperativa, a ferramenta diminuiu em 30% o volume de faltas em consultas e procedimentos em comparação com o trabalho manual que antes era realizado por até cinco pessoas. Por meio do LinkLab, a  Unimed ainda conta com o com serviços de nove startups, incluindo este projeto já finalizado, dois em andamento e ainda cinco startups em negociação.

 

Como funciona

 

  1. Inscrição da startup no LinkLab ACATE

  2. Pré-seleção e enquadramento nas áreas de interesse (desafios) das corporates

  3. Seleção da startup por uma ou mais corporates para apresentação do negócio

  4. Aprovação, alinhamento e proposta de trabalho conjunto (corporate + startup)

  5. Jornada para várias oportunidades e conexões que podem alavancar seu negócio

 

Sobre o LinkLab: fundado em 25 de maio de 2017, o LinkLab é um dos programas estratégicos da ACATE. Sua missão é ser um hub de conexões e oportunidades que gerem inovação e contribuam para o desenvolvimento de grandes empresas e startups. Tem atuação nacional com ênfase em Santa Catarina. São três unidades físicas no Estado (Florianópolis, São José e Joinville) e um hub virtual com espaços colaborativos e áreas de coworking que as corporates e as startups conectadas ao programa podem utilizar. Nestes espaços, acontecem os eventos de networking, workshops, treinamentos, pitches, mentorias, além do apoio especializado dos parceiros e prestadores de serviço.

Corporates participantes da Rede LinkLab: Grupo Nexxera, Cervejaria Ambev, ArcelorMittal, Bloco, Catarinense Pharma, Faculdade Cesusc, Cisa Brasile, Clamed, Code7, CTG Brasil, Dimas, Engie, FCDL SC, Fort Atacadista, Governo de Santa Catarina, Hippo, Intelbras, Koerich, Marisol, Orbenk, Ostec, Porto Itapoá, Realize, Schulz, Seta Engenharia, Teltec Solutions, Tigre, Unimed Grande Florianópolis , WEG, Whirlpool, Youcast!

 
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img