20.8 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Mais de 80% dos pontos monitorados nas praias de Florianópolis estão próprios para banho

spot_img

Mais de 80% dos pontos monitorados nas praias de Florianópolis estão próprios para banho

spot_imgspot_img

A Fundação do Meio Ambiente (Fatma) divulgou mais um relatório mensal de balneabilidade. Dos 215 locais analisados nas praias catarinenses, 171 (79,5%) estão próprios para banho. As coletas e análises foram feitas entre 25 a 29 de setembro. Os dados estão disponíveis em www.fatma.sc.gov.br ou no aplicativo Praias SC, habilitado para Android.

Em Florianópolis, dos 75 pontos avaliados, 61 (81,3%) estão próprios para banho. No restante do Litoral, 110 locais (78,6%) estão liberados para os banhistas. “O longo período que passamos sem chuva contribuiu para que os índices melhorassem. Em relação ao relatório de agosto, dois pontos passaram a ser impróprios e nove tornaram-se próprios”, explica o técnico de Laboratório da Fatma, Marlon Daniel da Silva.

O monitoramento mensal das praias catarinenses será feito até meados de novembro, com exceção de Balneário Camboriú que, por medida judicial, continua sendo semanal. Os relatórios de todo o Litoral catarinense são divulgados nas últimas sextas-feiras de cada mês. “A balneabilidade é um serviço de saúde pública para moradores e turistas de Santa Catarina. O programa é feito pela Fatma com responsabilidade e transparência há 40 anos”, afirma o presidente da Fatma, Alexandre Waltrick Rates.

Como é feito

Para dizer se um ponto é próprio ou impróprio para banho, a Fatma analisa a presença da bactéria Escherichia Coli, presente em fezes de animais e humanos. São necessárias cinco coletas consecutivas para se obter o resultado. Quando em 80% das análises a quantidade da bactéria é inferior a 800 por 100 mililitros, o ponto é considerado próprio. O programa da Fatma é um dos mais completos do Brasil e executado há 40 anos.

Os pontos analisados são nos municípios de Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Balneário Camboriú, Balneário da Barra do Sul, Balneário Rincão, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Governador Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Piçarras, Porto Belo, São Francisco do Sul e São José.

As informações são da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado.,

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img