16.9 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Mais de quatro mil médicos participam do 15º Congresso Brasileiro de Clínica Médica em outubro

spot_img

Mais de quatro mil médicos participam do 15º Congresso Brasileiro de Clínica Médica em outubro

spot_imgspot_img

A Clínica Médica é a especialidade apta a diagnosticar e orientar 80% dos casos atendidos e atua nos mais variados cenários da assistência em diversos graus de dificuldades.

Mais de quatro mil médicos de várias partes do Brasil e exterior reúnem-se dos dias 2 a 5 de outubro, no Centrosul, em Florianópolis, para a 15ª edição do Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência. O evento, promovido pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica – Regional Santa Catarina (SBCM-SC) e co-realizado com a Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergência de Santa Catarina (Abramurgem), proporciona a ampliação de conhecimentos dos médicos clínicos por meio de atividades práticas e teóricas sobre temas como diabetes, doenças hepáticas, intestinais, respiratórias, reumatológicas, cardíacas, emergências toxicológicas, cuidados paliativos, entre outros. A Clínica Médica é a especialidade apta a diagnosticar e orientar 80% dos casos atendidos e atua nos mais variados cenários da assistência em diversos graus de dificuldades.

“A programação do Congresso é robusta para apresentar aos médicos, as recentes novidades e estudos por meio de cursos, simpósios, conferências e oficinas. Precisamos estar em atualização constante para que possamos proporcionar um melhor tratamento aos pacientes, especialmente nesta especialidade que envolve tantas patologias e exige precisão nos diagnósticos e tratamentos”, afirma o presidente do Congresso e diretor da SBCM-SC, Carlos Seara Roberto Filho.

O maior da América Latina

Pela segunda vez realizado em Santa Catarina, o evento científico é considerado o maior de Clínica Médica da América Latina e contará com a participação de palestrantes renomados como os médicos Marco Bobbio (Itália), Kevan Michal Akrami (EUA) e Luiz Barreto Campos (Portugal). Entre os palestrantes brasileiros destaque para Antônio Carlos Lopes, Cesar Alfredo Kubiak, Fernando Sabia Tallo, Luiz Henrique Mello, Marcelino Osmar Vieira, Álvaro Rea e Oswaldo Levindo Coelho.

“São profissionais que têm muito a contribuir tanto com aqueles que se dedicam ao ensino e à pesquisa nas universidades, como aqueles que desenvolvem atividades profissionais na área”, comenta Seara.

Formação Médica

A capacitação dos profissionais será um dos assuntos discutidos no Congresso. A Clínica Médica é a especialidade com o maior número de médicos titulados no Brasil e de forma equivocada o termo "clínico geral" é utilizado para se referir ao médico sem especialização, mas, no entanto, o clínico passa por todos os processos de formação das demais especialidades clínicas.

Jornada da Enfermagem

Tendo em vista a importância da multidisciplinaridade das equipes no atendimento aos pacientes, a programação do evento inclui a Jornada Nacional de Enfermagem em Urgência e Emergência em que abre espaço para enfermeiros, residentes e acadêmicos de enfermagem ampliarem seus conhecimentos, no dia 3 de outubro.

30 anos da SBCM

Em 2019 a Sociedade Brasileira de Clínica Médica completa 30 anos de história, o que torna o Congresso mais especial. “ O sucesso do evento será um maneira de homenagear a entidade que sempre representou os Clínicos do Brasil e a luta incansável do ícone da Clínica Médica brasileira, o professor Antônio Carlos Lopes, que está à frente da entidade desde sua fundação”, comenta o presidente do Congresso, Carlos Roberto Seara Filho.

Serviço:

O que: 15º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência.

Quando: 2 a 5 de outubro (quarta-feira a sábado), das 8h30 às 18h

Onde: Centrosul – Florianópolis – SC

Inscrições: www. clinicamedica2019.com.br

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img