19.2 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Mais de 700 pessoas participam do Congresso Catarinense de RH em Florianópolis

spot_img

Mais de 700 pessoas participam do Congresso Catarinense de RH em Florianópolis

spot_imgspot_img

O 20º Congresso Catarinense de Recursos Humanos superou todas as expectativas da organização, envolvendo mais de 700 profissionais, entre congressistas, palestrantes, expositores, patrocinadores, visitantes da exposição e os dirigentes de regionais da ABRH, que atuaram voluntariamente na construção do evento.

O congresso iniciou quinta-feira e segue nesta sexta, 14 de maio, das 9 às 18h30, no Centro de Eventos da FIESC, em Florianópolis. Sob o tema “Atitudes que constroem resultados estratégicos”, o evento lança uma reflexão aos profissionais de RH, gestores, líderes e demais interessados na gestão de pessoas, sobre como estão se posicionando diante da construção das estratégias de futuro das organizações.

A presidente da ABRH-SC destaca que a área de RH tem a incumbência de realizar seu trabalho operacional alinhado ao desempenho estratégico das organizações. Neste sentido, deve expandir seu campo de visão, incluindo um olhar para fora da empresa.

Pedro Mandelli

O palestrante Pedro Mandelli abriu a programação técnica questionando o que falta aos profissionais de RH. Ele ressaltou que, assim como nos demais setores, no RH as atitudes condicionam a forma como o profissional será visto na organização. “Se você posicionar o RH como uma área estratégica, que lida com o capital humano e todo o seu potencial, seu trabalho será cheio de oportunidades. Se, ao contrário, você considerar seu setor como algo menos importante, é assim que ele será dentro da organização”, disse o palestrante.

Ele também reforçou a importância de que cada indivíduo seja responsável pela busca dos conhecimentos que precisa, por gerenciar a própria carreira e por focar na qualidade de vida que deseja, sem delegar essas atribuições à organização. “Estes aspectos são problemas meus. A organização é um ambiente competitivo, que não vai reduzir o ritmo e as exigências que espera de você para te satisfazer”, afirmou o palestrante.

Andrea Huggard Caine

Na palestra em que discorreu sobre as tendências comportamentais da Geração Y, Andrea Huggard Caine abordou o perfil dessa geração que começa a dominar os quadros nos ambientes colaborativos. “Daqui há quatro anos a Geração Y será a metade da força de trabalho no mundo. Precisamos aprender a lidar com ela”, disse a palestrante.

A chamada Geração Y tem entre 15 e 25 anos e foi influenciada por eventos como o tsunami e o atentado em Nova York, vídeo-games, celular, internet e as redes sociais. É muito otimista, aprende muito rápido, gosta de desafios e não tem medo de errar. Não conhece diversidades e tem uma visão diferente sobre liderança, em que o líder é apenas um articulador, que não aparece. É uma geração que vive de feedback – rápidos e frequentes – e que rende melhor quando está conectada aos seus pares.

Para potencializar estas características no ambiente de trabalho, Andrea sugere que a organização o ajude a entender o contexto e defina objetivos; que o ajude a lidar com as ambiguidades e relacione erros a conseqüências; que dê feedbacks sempre e que favoreça a estes jovens se sentirem parte de uma comunidade. E o mais importante: “esta geração quer continuar conectada aos seus pares. Por isso, estabeleça regras, critérios e limites para os acessos. Estabeleça fronteiras éticas, uma preocupação que até então eles não tiveram”, descreve a palestrante.

Programação de sexta, 14 de maio:

9 horas: palestra simultânea “Demonstre seus princípios! Valores, ética e resultados” – Leandro Karnal

9 horas: palestra simultânea “Atitude: Desenvolva Líderes! Líderes: atitudes que convergem para a gestão de pessoas” – Francisco Fialho

11 horas: palestra simultânea “O que importa são as pessoas: desafios da gestão” – Professor Heinz

11 horas: palestra simultânea “Atitude: Meça Resultados! O que queremos com o que medimos?” – Marcelino Tadeu de Assis

14h30: palestra simultânea “Atitude: Comunique-se! Comunicação: a interação entre pessoas e estratégias” – Tom Coelho

14h30: palestra simultânea “Gestão pública: um desafio na gestão de Recursos Humanos” – Welerson Cavalieri

14h30: palestra simultânea “Sustentabilidade: o que isso tem a ver com Recursos Humanos?” – Norman de Paula Arruda Filho

14h30: palestra simultânea “Questões trabalhistas: o que, porque e quando mudar?” – Rubens Godinho Damasceno

17 horas: palestra magna “Uma janela para o novo” – Eugênio Mussak

Participe

20º Congresso Estadual de Recursos Humanos

No Centro de Eventos da FIESC (Rodovia Admar Gonzaga, 2765 – Bairro Itacorubi – Florianópolis/SC)

Mais informações e inscrições, no site do congresso: www.concarh.com.br/2010

Ou pelo telefone (48) 3288-0052

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img