14.7 C
fpolis
quinta-feira, outubro 21, 2021
cinesytem

Mais palestrantes chegam para espalhar boas ideias no TEDxFloripa

spot_img

Mais palestrantes chegam para espalhar boas ideias no TEDxFloripa

spot_img

Mais ideias que merecem ser espalhadas vindo aí: seis novos palestrantes confirmados para o dia 16!

Pessoas engajadas na transformação social, na quebra de preconceitos, na luta por direitos e na mudança de vidas. Com muito orgulho teremos a companhia de Alice Kuerten, Carol Almeida, Miriam Prochnow, Marcelo Pomar, Roy Rudnick e Michelle Weiss.

Mais informações acesso o site TedxFloripa

Conheça um pouco mais da história de todos os palestrantes:

Alice KuertenAlice Kuerten

Assistente Social por opção e formação, Alice Kuerten nunca se sentiu confortável diante do sofrimento alheio. À frente do Instituto Guga Kuerten (IGK) desde de 2000, leva para a prática as boas ideias de solidariedade e oferecimento de oportunidades. O IGK faz pontes: leva apoio técnico e financeiro a projetos de integração de pessoas com deficiência em toda Santa Catarina. O IGK chega a várias ilhas: atende 460 jovens em cinco pontos da Grande Florianópolis, com um programa que combina esporte e educação para auxiliar a formação de estudantes da rede pública.

Carol AlmeidaCarol Almeida

Uma menina de 16 anos foi assassinada, no dia 6 de abril, pelo pai da namorada, que não admitia o amor das duas. Foi o limite para a jornalista Carol Almeida. Seis dias depois, ela escreveu um pequeno manifesto contra a intolerância para inaugurar o blog projetoeusougay. O texto pedia o envio de fotos junto da mensagem #eusougay, entendendo nessa afirmação um posicionamento político independente de orientação sexual. Sua ideia é que, ao assumir essa identidade, várias pessoas se posicionem contra qualquer atentado aos direitos humanos. Milhares de imagens foram recebidas e com elas foi feito um vídeo. Criatividade para mostrar que tolerância é uma ótima ideia.

Marcelo PomarMarcelo Pomar

Historiador formado na Udesc, professor de xadrez e militante do Movimento Passe Livre. Na ruas ou nas discussões, Marcelo Pomar caminha junto com o debate sobre mobilidade urbana em Florianópolis. A marca é a contestação e a ousadia, demonstrada na liderança das manifestações contra o aumento da tarifa que pararam a cidade em 2004 e 2005 e na defesa da proposta de Tarifa Zero para o transporte público. Facilitar o acesso às várias ilhas de Floripa é uma boa ideia.

Miriam ProchnowMiriam Prochnow

Miriam Prochnow é ambientalista. Carrega com ela o substantivo desde a década de 80, quando defender o meio ambiente ainda não estava na moda. Natural de Agrolândia, vale do Itajaí (SC), em 1987 foi umas das fundadoras da Apremavi e em 1988 a primeira coordenadora da Federação de Entidades Ecologistas Catarinenses (Feec). A Mata Atlântica de pé e preservada é a boa ideia que ela traz para o TEDxFloripa. O bioma originalmente ocupava 100% do solo do estado – hoje restam 17% relativamente bem conservados.

Roy Rudnick e Michelle WeissRoy Rudnick e Michelle Weiss

Dois números são suficientes para entender a grandiosidade do projeto Mundo por Terra. Foram 1.033 dias longe de casa e mais de 160 mil quilômetros rodados em um Land Rover com placas de São Bento do Sul (SC), fora as travessias por mar e ar. No caminho, paisagens exuberantes, imprevistos e a oportunidade de uma grande mudança de vida, interagindo com pessoas de 60 países dos continentes Oceania, Ásia, África, Europa e América. Uma ideia que envolve decisões corajosas, mas que criou e atravessou centenas de pontes.

Cristina LopesCristina Lopes

Cristina Lopes conta e canta histórias. Fez disso o ofício da sua vida. Vive de espalhar a cultura, as lendas e o jeito de viver das pessoas — sempre oralmente e misturando as narrativas com música. No TEDxFloripa — não podia ser diferente — também é uma história que ela vai levar ao palco. Mas dessa vez o assunto é seu próprio trabalho, contadora de histórias profissional.

Ivo PonsIvo Pons

A palavra “design” remete a sofisticação, beleza e riqueza. Certo? Com que região da cidade ela combina? O estereótipo leva a imaginação a um lugar rico, não? Ivo Pons nos conduz a um bairro pobre. Designer e professor do Mackenzie, ele preside um projeto social que se define no nome: Design Possível. Leva conhecimentos técnicos e de gestão para comunidades de baixa renda, que criam e trabalham em “empresas sociais” junto com designers profissionais e estudantes.

Julie PhilippeJulie Philippe

Cantora nascida em Brasília e criada em Florianópolis, também é publicitária e jornalista. A vida no escritório, porém, não deixa a música um dia sequer longe da vida de Julie. O talento artístico que deu notoriedade nacional à jovem no programa Ídolos e no Concurso Nacional de Canto Edith Piaf vai com ela para o palco do TEDxFloripa. Cantar lindamente também é uma ótima ideia.

Laura PortoLaura Porto

Engenheira eletricista, descobriu na energia eólica sua paixão pelas energias renováveis. Trabalhou no Ministério de Minas e Energia, onde coordenou o Proinfa, programa do governo que incentiva a compra de energia de fontes renováveis para atender o crescimento da demanda nacional de energia elétrica. Laura levanta a discussão sobre a importância e a possibilidade de um desenvolvimento sustentável para o Brasil.

Marcio da Vila e Rodrigo PoetaMarcio da Vila e Rodrigo Poeta

Márcio da Vila e Rodrigo Poeta sobem ao palco do TEDxFloripa cantando as esquinas, canais, belezas e mazelas de Florianópolis. Os dois músicos integram a Tijuquera, banda que nasceu há 17 anos no Saco Grande (hoje bairro João Paulo). Seguem fazendo música com feições universais e identidade ilhoa.

Marcos AlvitoMarcos Alvito

A Associação Nacional de Torcedores nasceu em uma sala de aula da UFF, em 2010, de uma provocação entre alunos e um professor, o antropólogo Marcos Alvito. Ele defendia o futebol como “a alegria do povo”, não elitizado e afastado da rede de negócios pouco transparentes que cercam o esporte. Os estudantes duvidaram e Alvito os convocou a fazer algo prático. Semanas depois estava criada a ANT, uma boa ideia que hoje tem 2.700 associados e se revela oportuna em tempos de obscuros orçamentos para as obras da Copa de 2014.

Marques CasaraMarques Casara

“Todo jornalismo é investigativo. Senão, não é jornalismo”. Uma atividade profissional pode ser um ganha pão, uma diversão ou um instrumento para mudar a realidade que nos cerca. Marques Casara optou pela terceira alternativa. Em reportagens sobre a destruição da floresta amazônica, trabalho escravo e infantil, aponta para mazelas de um país desigual. Natural de Capinzal, no oeste catarinense, é formado na UFSC e ganhou alguns dos principais prêmios do jornalismo brasileiro, como Esso e Vladimir Herzog.

Rodrigo SabatiniRodrigo Sabatini

A expressão é curta e desafiadora: Lixo Zero. O fim é reduzir a quase nada o volume de resíduos que têm como destino os aterros sanitários das cidades. O método? Alterar a mentalidade e a forma como as pessoas se relacionam com o lixo, oferecendo condições para que a mudança ocorra. Quem espalha a boa ideia é Rodrigo Sabatini, engenheiro civil formado pela UFSC e presidente da Novociclo Ambiental.

Rui Fernando MüllerRui Fernando Müller

Empresário, sócio-fundador da Nexxera e do Grupo CarbonoBrasil, criado para pesquisar novas tecnologias e difundir informações sobre sustentabilidade, mudanças climáticas, energia, poluição atmosférica e mercado de carbono. Assuntos que são o contexto em que se insere a tecnologia que Rui vai apresentar: um dispositivo que faz um trabalho semelhante à fotossíntese, transformando gases poluidores e geradores das mudanças climáticas em matéria limpa (carbono, oxigênio, hidrogênio e nitrogênio).

Werner Kraus Jr.Werner Kraus Jr.

Se a conversa é sobre os problemas de Florianópolis, mobilidade urbana é assunto obrigatório. Werner Kraus Jr. é professor da UFSC e coordenou o desenvolvimento de uma tecnologia que altera automaticamente o tempo que os semáforos ficam abertos, usando dados do fluxo de veículos enviados em tempo real a uma central de controle através de telefonia celular. Unir tecnologia à capacidade de gestão do transporte público é uma boa ideia para melhorar a qualidade dos deslocamentos na cidade.

Marcos PiangersMarcos Piangers

O apresentador do TEDxFloripa é jornalista formado na UFSC e nasceu em Florianópolis. Atualmente, trabalha na rádio Atlântida de Porto Alegre e integra o programa Pretinho Básico. Sarcástico e bom de improviso, Piangers representa a capacidade que os ilhéus têm de rir de tudo e, principalmente, de si mesmos.

spot_img
spot_img