19.8 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Mapeamento inédito do setor tecnológico será apresentado hoje em Florianópolis

spot_img

Mapeamento inédito do setor tecnológico será apresentado hoje em Florianópolis

spot_imgspot_img

A pesquisa identificou as principais carreiras nas empresas de tecnologia e a demanda atual por profissionais no setor

Nesta segunda-feira, às 17h00, a Associação Catarinense das Empresas de Tecnologia (ACATE) e a Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável, irão apresentar os do “Mapeamento de Recursos Humanos e Cursos do Setor de TIC”, um estudo completo sobre a necessidade de recursos humanos e de cursos de capacitação no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) em Florianópolis.

A pesquisa identificou as principais carreiras nas empresas de tecnologia, as habilidades e competências mais valorizadas nos profissionais, a demanda atual por recursos humanos e a necessidade de novos profissionais para os próximos anos no setor. Serão apresentados ainda os dados mais atuais sobre o número de profissionais, empresas e cursos universitários e técnicos em Florianópolis.

A ACATE, preocupada com a carência de mão de obra no Estado e na Grande Florianópolis, tem realizado uma série de ações e parcerias com as empresas e o poder público. “O mapeamento de recursos humanos em Florianópolis foi o primeiro passo, que teve a importante parceria com a Prefeitura. A partir destas informações, já estamos agindo no sentido de propor projetos que atendam a necessidade de formação do setor tecnológico. Além disso, estamos ampliando nossa aproximação com as instituições de ensino a fim de orientar uma melhor formação dos jovens”, explica Moacir Antônio Marafon, vice-presidente da ACATE e coordenador do mapeamento.

Uma das alternativas que a ACATE já desenvolveu, inclusive com o apoio direto da Prefeitura, foi a de buscar novos talentos em escolas públicas da Capital – por meio do projeto Aluno Monitor, que formou em abril mais de 500 jovens. Em outros projetos, as próprias associadas são madrinhas na formação de profissionais técnicos.

Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável da Prefeitura de Florianópolis, Carlos Roberto De Rolt, há um descompasso entre as necessidades da economia e a capacidade de geração de mão de obra e de formação de talentos. “Conhecer e entender esse desencontro é o primeiro passo – e a etapa essencial – para definir estratégias e planejar ações e projetos para contornar essa situação e garantir que não volte a se repetir no futuro. Diante disso, o mapeamento é um instrumento essencial para a concepção e implantação de políticas e estratégias de entidades públicas e privadas para a capacitação, formação e desenvolvimento de talentos”, completa.

Serviço:

O quê: Divulgação do “Mapeamento de Recursos Humanos e Cursos do Setor de TIC em Florianópolis”
Quando: Segunda-feira, 9 de maio, às 17h
Onde: Auditório Ático, ACATE (Rua Lauro Linhares, 548 – Trindade)
Informações e inscrições:www.mapeamentorh.tangu.com.br

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img