22.2 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Maratona Cultural de Florianópolis celebra a cultura catarinense em sua terceira edição

spot_img

Maratona Cultural de Florianópolis celebra a cultura catarinense em sua terceira edição

spot_imgspot_img

Já tem dia e hora marcada para Florianópolis se transformar no mais eclético e diversificado endereço da cultura catarinense, com a realização da 3ª edição da Maratona Cultural de Florianópolis, nos dias 22, 23 e 24 de março. Uma oportunidade e tanto para celebrar os 287 anos da capital catarinense, com arte, cultura e lazer ao alcance de todos.

“A Maratona Cultural será a grande festa da cultura de Florianópolis. A cultura é alimento da alma, vamos oferecer um grande banquete com espaços para todas as tribos, todos os públicos, com muita música e muita arte em todas as regiões da cidade”, declarou o Prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Jr.

Neste ano, a Maratona Cultural chega com algumas novidades. A maior delas é o aumento no número de endereços que irão receber atividades e atrações do evento, num total de 42 pontos espalhados por toda a cidade. Destaque para a atenção especial que os organizadores deram ao centro urbano de Florianópolis, que costuma ficar “esquecido” aos fins de semana e terá, assim, uma movimentação extra pelas ruas com diversas intervenções, exposições e shows. “Este evento cultural só vem ratificar a proposta de humanizar a cidade, criando novos espaços de troca e convivência, e de praticar o urbanismo sensível, que é a grande bandeira para Florianópolis”, ressaltou o superintendente do IPUF, Dalmo Vieira Filho.

O número de atrações também promete surpreender. Serão cerca de 250 atrações distribuídas em 36 horas de programação artística: da música ao teatro, passando pelas danças, cinema, artes plásticas e urbanas. Lembrando que todas as atividades que integram a Maratona Cultural são gratuitas. Para o superintendente da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, Luiz Ekke Moukarzel, um evento deste porte é importante por movimentar toda a cidade. “Todos os eventos que mexem com a cultura de Florianópolis são importantes, e a Maratona tem sua importância pelo volume e número de artistas, cidadãos e bairros que ela movimenta”, afirma.

De acordo com Paula Borges, produtora da Maratona Cultural, o crescimento do evento é resultado direto da aceitação e participação do público. “A Maratona Cultural já está consolidada no calendário da cidade, e a trajetória é de crescimento. Nada mais justo do que retribuirmos a presença e prestígio do público com mais opções de locais de apresentações e artistas da mais alta qualidade, em todos os gêneros que contemplamos”, destaca.

A seleção dos artistas é resultado de uma avaliação criteriosa por parte dos curadores do evento. Na sua primeira fase, foram recebidos mais de 1000 inscrições de artistas de todo o Brasil. Após catalogação, os inscritos foram avaliados pelos curadores atuantes em diferentes áreas culturais. Nesta edição, o núcleo de curadores foi composto por: Emerson Gasperin e Ligia Gastaldi (música); Marisa Naspolini e Flávia Janiaski (artes cênicas); Marta Cesar e Bia Mattar (dança); Guto Lima e Sofia Mafalda (cinema); e Marina Baldini (artes visuais).

Mais informações, bem como a lista das atrações confirmadas, serão divulgadas em breve. Acompanhe as novidades também no site oficial – www.maratonacultural.com – e no Faceboook: http://www.facebook.com/MaratonaCultural.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img