Festival gratuito ocorre de 20 a 23 de março e transforma a cidade em um grande palco a céu aberto
Entre ruas históricas, praças, teatros, parques e escadarias, Florianópolis voltará a ser tomada pela arte. De 20 a 23 de março, a capital catarinense recebe a 12ª Maratona Cultural que promoverá 326 ações culturais distribuídas em 68 endereços, consolidando o evento como o maior festival multicultural gratuito do Sul do Brasil.
Com os quatro dias de programação, a cidade se transforma em um grande palco integrado, reunindo música, teatro, dança, cinema, literatura, artes visuais, cultura popular, exposições, oficinas, cortejos e ações formativas. A proposta é ocupar o território urbano de forma intensa e democrática, conectando diferentes públicos e regiões da capital.
Na Arena Floripa, no Parque Metropolitano Francisco Dias Velho, dois grandes nomes da música brasileira contemporânea protagonizam apresentações históricas. A paraense Joelma sobe ao palco no sábado, 21 de março, trazendo a força da música nortista em um espetáculo vibrante, marcado por identidade, dança e conexão popular que atravessa gerações e mobiliza fãs de diferentes estados.
No domingo, 22 de março, véspera de feriado municipal, Marisa Monte será responsável por um dos momentos mais aguardados desta edição. Com quase 40 anos de carreira, a artista, que raramente realiza apresentações gratuitas em espaços públicos, protagonizará um encontro singular com o público catarinense e de diferentes regiões do Brasil. Uma noite que promete reunir a sofisticação musical, o repertório consagrado e a potência artística de uma das maiores intérpretes da música brasileira contemporânea.
A programação, no entanto, vai muito além dos grandes espetáculos e se espalha pelo Centro Histórico, pela Lagoa da Conceição, pelo Norte da Ilha, pelo Continente e por bairros como Coqueiros, Itaguaçu, Carvoeira, João Paulo, Campeche e Rio Tavares, promovendo uma ampla e descentralizada ocupação cultural. “A Maratona é mais do que um festival. É um projeto de cidade. Quando ocupamos 68 endereços com arte gratuita, estamos ativando territórios, fortalecendo a economia criativa e ampliando o acesso da população à cultura”, afirma Paula Borges, presidente do Instituto Maratona Cultural.
Maratoninha em novo endereço
Uma das novidades da edição 2026 é o novo endereço da já tradicional Maratoninha, espaço dedicado à programação infantil. Desta vez, as atividades ocorrem no Parque da Luz, no Centro, ampliando o acesso das famílias à programação, nos dias 22 e 23 de março.
Entre as atrações mais aguardadas está Adriana Calcanhotto com o projeto Partimpim, que se apresenta na segunda-feira, 23 de março, aniversário de Florianópolis, encerrando a Maratoninha com um espetáculo voltado a crianças, famílias e todas as gerações.
Cinema na Escadaria do Rosário
Outro destaque da programação é a exibição gratuita do filme “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho, representante brasileiro no Oscar 2026, com quatro indicações. A sessão será realizada na sexta-feira, 20 de março, na Escadaria do Rosário, transformando um dos cartões-postais do Centro em uma sala de cinema a céu aberto. Dentre as dezenas de filmes selecionados para esta edição estão o recém-lançado “Livros Restantes”, com Denise Fraga, e o catarinense “Dias Extraordinários”.
Ingressos para Arena Floripa e espaços fechados
Assim como em todas as edições, há espaços da Maratona Cultural que necessitam de retirada de ingressos, como é o caso do palco Arena Floripa e dos teatros e espaços culturais que possuem limitação de público e de algumas atividades guiadas. Para os shows realizados na Arena Floripa, nos dias 21 e 22 de março, o público deverá retirar os ingressos gratuitos na plataforma www.pensanoevento.com.br. A data de liberação dos ingressos será divulgada em breve.
A 12ª Maratona Cultural de Florianópolis é uma realização do Instituto Maratona Cultural, do Ministério da Cultura e do Governo Federal. O evento é viabilizado por meio da Lei Rouanet e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, na modalidade doação. Conta com patrocínio de Mercado Livre, Aurora Coop, Sicoob e Teltec Solutions. Apoio cultural de IBAGY, WKoerich, Cassol Centerlar, CDL e Iber Músicas. A Maratona Cultural conta ainda com apoio institucional da Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes.
Serviço
O quê: 12ª Maratona Cultural de Florianópolis
Quando: 20 a 23 de março de 2026
Onde: 326 ações culturais em 68 endereços da capital
Programação: www.maratonacultural.com.br






