19.4 C
fpolis
sexta-feira, junho 21, 2024
Cinesystem

Maratona de Floripa 2023: confira as alterações de trânsito em Florianópolis nos três dias de corrida

spot_imgspot_img

Maratona de Floripa 2023: confira as alterações de trânsito em Florianópolis nos três dias de corrida

spot_imgspot_img

Entre as maiores do Brasil, Maratona Internacional de Floripa terá corridas de 5 km, 21 km e 42 km nesta sexta (25), sábado (26) e domingo (27) – Foto: Guilherme Spengler/Maratona de Floripa

Florianópolis, 24 de agosto de 2023 – Maior evento esportivo de Santa Catarina e uma das maiores corridas de rua do Brasil, a Maratona Internacional de Floripa 2023 será realizada neste fim de semana em Florianópolis. São três dias de corridas, com provas na noite desta sexta-feira (25), na manhã de sábado (26) e também no domingo (27). Nestas três datas haverá alterações no trânsito de veículos para a realização do evento que reúne mais de 15 mil atletas de todos os estados do Brasil e de países de cinco continentes.

Confira todas as alterações de trânsito (Fonte: Guarda Municipal de Florianópolis)

Nos três dias, durante a realização das corridas da Maratona Internacional de Floripa, a Guarda Municipal de Florianópolis estará em pontos de bloqueio para orientar motoristas e controlar o trânsito. O fluxo de veículos sobre a Ponte Hercílio Luz estará liberado nas madrugadas e manhãs de sábado (26) e domingo (27) para facilitar o deslocamento dos motoristas, conforme o horário das corridas de 21 km e 42 km, respectivamente.

Sexta-feira (25), das 18h às 20h

As alterações começam ao fim da tarde de sexta-feira (25) na parte do Continente de Florianópolis. A Beira-Mar Continental sedia a inédita corrida noturna da Maratona Internacional de Floripa, com largada às 19h. Por isso, haverá mudanças entre as 18h e 20h de sexta-feira, com a avenida da Beira-Mar Continental fechada.

Durante este período, veículos que saem de Coqueiros devem acessar a ponte Pedro Ivo Campos ou fazer o retorno. Já os veículos que saem da Ilha pela Ponte Colombo Salles devem seguir pela Via Expressa ou acessar a Avenida Ivo Silveira ou a Rua Fúlvio Aducci. Todas as conversões e acessos à Avenida Beira-Mar Continental estarão bloqueados das 18h às 20h.

Sábado (26), das 3h às 9h

No sábado (26) será realizada a prova de 21 km da meia maratona. A largada será no Trapiche da Beira-Mar Norte, às 5h30, e o percurso será realizado entre a Avenida Beira-Mar Norte e Via Expressa Sul, passando pelo Túnel Antonieta de Barros. Os bloqueios e alterações ocorrem entre às 3h e 9h, com previsão de antecipação de liberação em alguns pontos, conforme andamento da prova.

O trânsito de veículos será bloqueado parcialmente na Avenida Beira-Mar Norte. O percurso da corrida de 21 km agrega trecho até a altura da Praça Celso Ramos. A marginal sentido Centro-bairro estará liberada ao fluxo. Dessa forma, o trajeto do continente para o Centro e Norte da Ilha tem mudanças das 3h às 9h deste sábado (26). Após a curva das bandeiras, com trânsito compartilhado, os motoristas devem tomar a Avenida Paulo Fontes e seguir pelas ruas da região central. Os cruzamentos da marginal da Avenida Beira-Mar sentido pontes estarão bloqueados nos cruzamentos com as vias Rua Arno Hoeschel, Av. Otton Gama Déça e Av. Mauro Ramos. O fluxo de veículos sentido CIC-Centro será desviado a partir da Praça Celso Ramos. Os motoristas poderão trafegar pela Rua Frei Caneca, seguindo pela Av. Mauro Ramos ou pela Av. Bocaiúva.

A Via Expressa Sul será fechada parcialmente. O trânsito sentido aeroporto não terá alteração. No entanto, no sentido contrário, em direção ao centro ou continente, os motoristas farão desvios. O acesso ao bairro Trindade será pela Avenida Jorge Lacerda. Já para a região central de Florianópolis, os motoristas contornam o Túnel Antonieta de Barros pelo Bairro José Mendes e tomam a Avenida Paulo Fontes. As pontes Colombo Sales e Pedro Ivo Campos não serão fechadas ou partilhadas entre motoristas e atletas em nenhum momento deste sábado (26).

Domingo (27), das 3h às 11h

No domingo (27), a maratona de 42 km também terá a largada no Trapiche da Beira-Mar, a partir das 5h30. Os atletas passam sobre as pontes, correm trecho na parte continental, e retornam à ilha para a parte que inclui a Via Expressa Sul e a Avenida Beira-Mar Norte. Por isso, as alterações no trânsito começam às 3h e vão até 11h, com algumas das vias liberadas antes do horário previsto.

As pontes Pedro Ivo e Colombo Salles serão compartilhadas entre veículos e atletas, com duas faixas cada. Na Avenida Beira-Mar Norte, o trânsito no sentido Centro-bairro será feito pela marginal. Já o trânsito no sentido oposto será desviado pelos bairros Agronômica e Centro, pela Av. Mauro Ramos ou pela Av. Bocaiúva. Os cruzamentos em direção às pontes estarão bloqueados da Rua Arno Hoeschel até a altura do Koxixo´s.

No bairro Trindade, a Av. Prof. Henrique da S. Fontes será compartilhada entre veículos e atletas. Os motoristas do Norte da Ilha em direção à região central passam pelo elevado do Centro de Integração Cultural (CIC) e serão direcionados ao bairro Agronômica.

No bairro Estreito, a Beira-Mar Continental estará fechada para os motoristas. Neste trecho, a estimativa é que o trânsito de veículos seja liberado ainda antes das 11h.

Na Via Expressa Sul, o trânsito no sentido pontes-aeroporto não sofre alterações no fluxo de veículos. Já no sentido oposto, do Sul da Ilha em direção ao Centro, os motoristas farão desvios pela Avenida Jorge Lacerda (destino Trindade) ou contornarão o Túnel Antonieta de Barros pelo bairro José Mendes (destino centro e continente) para acessarão a Avenida Paulo Fontes.

Maior corrida de Santa Catarina

A Maratona Internacional de Floripa é a maior corrida de rua de Santa Catarina não apenas pela extensão da prova principal, com percurso aferido de 42.195 metros. A partir da primeira edição, em 2017, a Maratona Internacional de Floripa tem conquistado cada vez mais adeptos. Na estreia do evento, a participação foi superior aos 6 mil atletas. Ao longo dos anos, o número de inscritos só tem crescido. Em 2018, foram 8,6 mil corredores, e no ano seguinte, a marca ultrapassou a casa dos 10 mil.

Mesmo com a pausa de dois anos devido à pandemia, ganhou em quantidade de corredores a partir de sua retomada. Em 2022, foram cerca de 14 mil inscritos. Neste ano, o número de atletas supera os 15 mil. Além disso, o evento em Florianópolis envolve mais de 450 pessoas nas mais diversas operações na Casa da Maratona e de suporte aos atletas antes, durante e depois das três provas.

A Maratona Internacional de Floripa 2023 tem apoio de Dobro, Pátio Milano, Casan e Granado, conta com o apoio institucional da Prefeitura de Florianópolis, do Governo de Santa Catarina, ATC-SC e Abraceo (Associação dos Organizadores de Corrida de Rua e Esportes Outdoor) e é homologada pela Federação Catarinense de Atletismo. A organização do evento tem a assinatura do Grupo STC.

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img