17.2 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Maricultores aceitam indenização proposta pela Secretaria da Agricultura e da Pesca

spot_img

Maricultores aceitam indenização proposta pela Secretaria da Agricultura e da Pesca

spot_imgspot_img

Os maricultores afetados pelo vazamento de óleo ocorrido na Baía Sul de Florianópolis, no final de 2012, acataram nesta quarta-feira, 13, na sede da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, a metodologia técnica e os valores do levantamento de prejuízos realizado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagi) que embasará o cálculo das indenizações que será pago no dia 20, às 14h, pela Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), com cheques nominais. O valor levantado nas 27 áreas, individualmente, superou a R$ 1,2 milhão.

O secretário João Rodrigues reuniu os maricultores e detalhou a metodologia aplicada, ressaltando que o valor foi calculado com base nos preços agrícolas fornecidos pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola da Epagri (Cepa) e levando em conta metade da safra anual dos maricultores. Os produtores de berbigão também serão beneficiados, mas somente nesta quinta-feira, 14, é que eles receberão a informação do valor total de suas indenizações.

Metodologia

O levantamento foi realizado a partir de declarações de 27 maricultores avaliando os prejuízos na produção e comercialização de ostra e berbigão. Para analisar a viabilidade técnica do que foi declarado, a Epagri realizou visitas para identificar os produtores e estimar a produção de moluscos retida na água da área embargada pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma), localizada entre a Tapera e o Ribeirão da Ilha. Os técnicos da Epagri afirmaram que as informações dadas pelos maricultores estão totalmente de acordo com que foi verificado durante as visitas técnicas.

O advogado Fernando Murilo Costa Garcia, que representa a maioria dos maricultores beneficiados, disse que o acordo é válido para o período que vai até final de fevereiro e que em sua visão foi benéfico para toda categoria.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img