fique por dentro de floripa

- Meio ambiente - Maricultores de Florianópolis conquistam certificação que permite exportação da produção para todo o Brasil

29.11.2019

Maricultores de Florianópolis conquistam certificação que permite exportação da produção para todo o Brasil

29.11.2019
Maricultores de Florianópolis conquistam certificação que permite exportação da produção para todo o Brasil
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Superintendência da Pesca, Maricultura e Agricultura entregou na noite da última quinta-feira, 28, os dois primeiros selos do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA) para os maricultores Leonardo Cabral da Costa, da fazenda de ostras Freguesia Oyster Bar, de Santo Antônio de Lisboa e para Vinícius Marcus Ramos, da Paraíso das Ostras, da Caieira da Barra do Sul. Os produtores de ostras já haviam conquistado o Selo de Inspeção Municipal de Florianópolis, o SIM-Fpolis, e agora com essa certificação, estão aptos a exportar suas produções para outros municípios que não fazem parte da grande Florianópolis e para todo país.

A Prefeitura de Florianópolis aderiu ao SISBI, serviço de inspeção e fiscalização de produtos de origem animal em âmbito federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), oficialmente em 16 de novembro deste ano. O SISBI padroniza a inspeção de produtos de origem animal em todo o país, além de reduzir a comercialização de produtos de origem animal clandestinos entre estados, propicia o aumento do comércio formal de produtos com crescimento das pequenas agroindústrias e fomenta o desenvolvimento socioeconômico das regiões inseridas no sistema e garante a segurança do alimento consumido.

Outra grande vantagem para os produtores da capital é que os produtos locais dos estabelecimentos indicados ao SISBI pelo Serviço de Inspeção Municipal poderão ser inseridos no cenário nacional. O SISBI eleva o patamar do SIM-Fpolis ao nível de excelência em inspeção e fiscalização, pela equivalência ao serviço de inspeção federal.

“É uma grande conquista para o município de Florianópolis, considerando que a adesão ao SISBI aconteceu apenas 2 anos após a implantação do Serviço de Inspeção Municipal. Os maiores beneficiados são os produtores locais, que juntos, colaboram para o fortalecimento da economia regional e geração de valor para os nossos produtos. Foi uma longa luta até aqui, mas seguiremos em defesa do desenvolvimento econômico,” explica o da Pesca, Maricultura e Agricultura da Prefeitura de Florianópolis, Adriano Weickert.

 

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Dário defende o Parque Ecológico do Córrego Grande

26.05.2020

Dário defende o Parque Ecológico do Córrego Grande

Instituto do Meio Ambiente divulga relatório de análise na Lagoa da Conceição

26.05.2020

Instituto do Meio Ambiente divulga relatório de análise na Lagoa da Conceição

Prefeitura de Florianópolis multa Casan em R$ 3,2 milhões por extravasamento de esgoto

20.05.2020

Prefeitura de Florianópolis multa Casan em R$ 3,2 milhões por extravasamento de esgoto

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.