24.7 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Maricultores de Florianópolis conquistam certificação que permite exportação da produção para todo o Brasil

spot_img

Maricultores de Florianópolis conquistam certificação que permite exportação da produção para todo o Brasil

spot_imgspot_img

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Superintendência da Pesca, Maricultura e Agricultura entregou na noite da última quinta-feira, 28, os dois primeiros selos do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA) para os maricultores Leonardo Cabral da Costa, da fazenda de ostras Freguesia Oyster Bar, de Santo Antônio de Lisboa e para Vinícius Marcus Ramos, da Paraíso das Ostras, da Caieira da Barra do Sul. Os produtores de ostras já haviam conquistado o Selo de Inspeção Municipal de Florianópolis, o SIM-Fpolis, e agora com essa certificação, estão aptos a exportar suas produções para outros municípios que não fazem parte da grande Florianópolis e para todo país.

A Prefeitura de Florianópolis aderiu ao SISBI, serviço de inspeção e fiscalização de produtos de origem animal em âmbito federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), oficialmente em 16 de novembro deste ano. O SISBI padroniza a inspeção de produtos de origem animal em todo o país, além de reduzir a comercialização de produtos de origem animal clandestinos entre estados, propicia o aumento do comércio formal de produtos com crescimento das pequenas agroindústrias e fomenta o desenvolvimento socioeconômico das regiões inseridas no sistema e garante a segurança do alimento consumido.

Outra grande vantagem para os produtores da capital é que os produtos locais dos estabelecimentos indicados ao SISBI pelo Serviço de Inspeção Municipal poderão ser inseridos no cenário nacional. O SISBI eleva o patamar do SIM-Fpolis ao nível de excelência em inspeção e fiscalização, pela equivalência ao serviço de inspeção federal.

“É uma grande conquista para o município de Florianópolis, considerando que a adesão ao SISBI aconteceu apenas 2 anos após a implantação do Serviço de Inspeção Municipal. Os maiores beneficiados são os produtores locais, que juntos, colaboram para o fortalecimento da economia regional e geração de valor para os nossos produtos. Foi uma longa luta até aqui, mas seguiremos em defesa do desenvolvimento econômico,” explica o da Pesca, Maricultura e Agricultura da Prefeitura de Florianópolis, Adriano Weickert.

 
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img