fique por dentro de floripa

- Variedades - MASC recebe exibição de documentário sobre arte em Blumenau

11.09.2019

MASC recebe exibição de documentário sobre arte em Blumenau

11.09.2019
MASC recebe exibição de documentário sobre arte em Blumenau
Foto: Divulgação

O Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) será palco da exibição do documentário Arte em Plano, que contextualiza o desenvolvimento das artes bidimensionais na cidade de Blumenau. A sessão ocorrerá no dia 19 de setembro, às 19h, com entrada gratuita.

O trabalho é resultado da pesquisa de Ana Paula Marcellino com os registros encontrados em dissertações, artigos, entrevistas e relatórios culturais. O documentário traça a história entre narrativas e depoimentos de artistas, contando como a arte chegou em Blumenau, sua intenção e quais elementos possibilitaram Blumenau tornar-se destaque em produção, comercialização e fruição no cenário das artes bidimensionais catarinense.

Entre os artistas entrevistados estão Rubens Oestroem (natural de Blumenau, com estudos realizados na Alemanha e residente em Florianópolis); Guido Heuer (blumenauense que trabalha com metais); César Otacílio (artista plástico da região do Vale do Itajaí, que iniciou sua vida artística em Blumenau e tem grande destaque como precursor do muralismo na cidade); Quiko Nutss (paranaense que trabalha com técnicas da arte urbana, fixou residência em Blumenau e ampliou a atuação desse forte movimento da arte contemporânea na cidade). Esses olhares permitem ampliar a compreensão do lugar que a arte bidimensional ocupa na sociedade, e como podemos possibilitar a valorização desses artistas e suas técnicas.

Ana Paula Marcellino foi contemplada com o Prêmio Herbert Holetz do Fundo de Apoio à Cultura da cidade de Blumenau para produzir o documentário que abarca o desenvolvimento da arte bidimensional na cidade de Blumenau a partir da década de 60. Através da construção do desenvolvimento da pintura no município de Blumenau a partir de sua popularização na década de 70, o documentário tece uma narrativa binária, entre o ontem e o hoje, para compor a relação criativa que se estabelece entre os indivíduos, o desenvolvimento da cidade e da produção artística.


Serviço:

O quê: Exibição do documentário Arte em Plano
Quando: 19 de setembro de 2019, às 19h
Onde: Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) - Localizado no Centro Integrado de Cultura (CIC)
Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis
Entrada gratuita.

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Dazaranha assume a Live no Instagram do Floripa Shopping

03.04.2020

Dazaranha assume a Live no Instagram do Floripa Shopping

Ex-The Voice Brasil, Flora Cruz, fará Live no Instagram do Floripa Shopping

01.04.2020

Ex-The Voice Brasil, Flora Cruz, fará Live no Instagram do Floripa Shopping

Camerata Florianópolis cria campanha de financiamento coletivo para recitais virtuais

31.03.2020

Camerata Florianópolis cria campanha de financiamento coletivo para recitais virtuais

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.