24.8 C
fpolis
terça-feira, abril 30, 2024
Cinesystem

Masc vai celebrar 67 anos com exibição de vídeo que relembra sua história

spot_img

Masc vai celebrar 67 anos com exibição de vídeo que relembra sua história

spot_imgspot_img

O Museu de Arte de Santa Catarina (Masc) completa, nesta sexta-feira, 18 de março, 67 anos de existência. Para celebrar a data, será exibido um depoimento audiovisual preparado especialmente para a ocasião. O evento é aberto à comunidade e ocorrerá às 16h30, no espaço expositivo do Museu administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) no Centro Integrado de Cultura (CIC). As informações são da assessoria de imprensa da FCC. 

A comemoração terá uma homenagem aos dois funcionários com maior tempo de casa, os técnicos da área de Acervo e Conservação José Carlos Boaventura dos Santos e Ronaldo Linhares, símbolos de dedicação e carinho pelos mais de 30 anos de trabalho realizados dentro do Masc. Na sequência, será apresentado o vídeo que marca os 67 anos do Museu, relembrando personagens e situações especiais na história do Masc.

As diversas moradas do Masc

O Museu de Arte de Santa Catarina (Masc) foi criado pelo Decreto nº 433, de 18 de março de 1949, durante o governo Aderbal Ramos da Silva. Primeiramente batizado de Museu de Arte Moderna de Florianópolis (MAMF), passou a chamar-se Museu de Arte de Santa Catarina (Masc) somente em 1970. Com a antiga denominação foi instalado provisoriamente no pátio coberto do antigo Grupo Escolar Dias Velho – hoje Escola Básica Antonieta de Barros. De abril de 1952 a outubro de 1968, o MAMF ficou instalado na Casa de Santa Catarina, na rua Tenente Silveira, em um prédio que deu lugar ao que atualmente abriga a Biblioteca Pública de Santa Catarina. De outubro de 1968 a janeiro de 1977, funcionou na Avenida Rio Branco, em uma casa que não mais existe. Em 1977 o museu foi transferido para a casa nº. 120 da rua Tenente Silveira, já demolida, onde ficou até 1979, quando foi transferido para o prédio da Alfândega. Em 1983 foi levado para sua atual localização, no Centro Integrado de Cultura (CIC).

Ocupando um espaço de 1980 metros quadrados  o Masc abriga, atualmente, quase 2 mil obras de artistas de todo o Brasil e do mundo, com destaque para os catarinenses. Em junho de 2011, foi finalizada a total revitalização do espaço onde recebe exposições temporárias, mostras de artistas nacionais e internacionais, representando as diversas linguagens das Artes Visuais.

Serviço:

O quê: Aniversário de 67 anos do Museu de Arte de Santa Catarina

Quando: 18/03/2016, às 16h30

Onde: Museu de Arte de Santa Catarina (Masc) – Localizado no Centro Integrado de Cultura (CIC)

Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 – Florianópolis (SC)

Participação gratuita

Informações: (48) 3664-2630

 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img