23.9 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Médica catarinense participa de Conferência mundial em Dubai

spot_img

Médica catarinense participa de Conferência mundial em Dubai

spot_imgspot_img

A médica Gabriela Pascoto, de Florianópolis, será uma das palestrantes da 2ª Conferência Internacional de Sialoendoscopia, que ocorre em Dubai de 15 a 17 de janeiro. O evento vai reunir otorrinolaringologistas de todo o mundo e debater a técnica minimamente invasiva para tratamento de problemas que afetam as glândulas salivares. Gabriela aprendeu a utilizar a técnica com o responsável pelo desenvolvimento da Sialoendoscopia, na Suíça, e hoje realiza o procedimento no Hospital Baía Sul.

Entre as indicações do procedimento, realizado com uso de endoscópio milimétrico, estão a ocorrência de cálculos nas glândulas salivares, a estenose (estreitamento) de ductos salivares, infecções de repetição em crianças e a chamada Síndrome de Sjögren, doença auto-imune que provoca danos à estrutura da glândula. Entre os pacientes submetidos à intervenção também há pessoas que passaram por tratamento contra o câncer de tireóide e apresentam redução significativa da produção de saliva.

Desenvolvida em 1990 e inicialmente usada no diagnóstico de cálculos, a Sialoendoscopia é hoje uma alternativa terapêutica à cirurgia tradicional de remoção das glândulas, mais agressiva, no tratamento de muitos casos. “O tratamento dos casos diagnosticados é importante para evitar complicações como a atrofia glandular, infecções ou a ocorrência da ‘boca seca’, que é desconfortável e pode causar dificuldades para a ingestão de alguns alimentos”, diz Gabriela. 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img