19.7 C
fpolis
quarta-feira, abril 17, 2024
Cinesystem

Mês de Maio terá programação intensa no Projetos Museus Virtuais  

spot_img

Mês de Maio terá programação intensa no Projetos Museus Virtuais  

spot_imgspot_img

Três sessões estão programadas para os próximos finais de semana. Roteiro inclui museus da Espanha, Inglaterra e Rússia e as sessões podem ser conferidas presencialmente ou online. 

Uma verdadeira e diversificada  viagem por alguns dos mais importantes museus do mundo. Assim vai ser o mês de maio dentro do Projeto Museus Virtuais, realizado pelo Instituto Museu Cultural. Nos próximos sábados de maio (07, 14 e 21), às 14h30, o arte-educador Claudio Toscan apresentará as coleções do Thyssen-Bornemisza, na Espanha; da National Gallery, na Inglaterra; e do Museu Hermitage, na Rússia; destacando assim diferentes movimentos que marcaram as artes plásticas do mundo. 

O projeto Museus Virtuais é realizado com com recursos tecnológicos do Google Art and Culture para “levar” o público nesta uma viagem virtual, sempre com uma explicação detalhada do arte educador e o público poderá participar através do youtube da Maratona Cultural ou presencialmente, no Paradigma Cine Arte. Para isso,  é necessário inscrever-se através do e-mail museusvirtuais@gmail.com.

 

Confira os detalhes de cada sessão

07/05 – Thyssen-Bornemisza: a pintura contemporânea 

Composto por cerca de 1000 obras, o Museu Thyssen-Bornemisza é um dos endereços mais importantes das artes plásticas de Madrid. Localizado no  Palácio de Villahermosa, o museu reúne peças compradas do acervo da família Thyssen-Bornemisza  pelo governo espanhol. Inaugurado em 1992, o Museu possui três andares e apresenta coleções de artistas desde o Renascimento até o século XX. Obras de nomes como Domenico Ghirlandaio, El Greco, Caravaggio, Rembrandt, Renoir, Van Gogh, Paul Gauguin podem ser encontrados e apreciados. Destacam-se também obras mais contemporâneas de Kandinsky, Picasso,  Salvador Dalí e Jackson Pollock. 

14/05 – National Gallery: coleção da Renascença 

Inaugurada em 1824, a National Gallery está localizada em um dos endereços mais conhecidos de Londres, a Trafalgar Square, e é considerada a maior pinacoteca do Reino Unido com mais de 2000 obras de artistas europeus que produziram obras de artes entre o século XIII e início do século XX. 

21/05 – Museu Hermitage: aspectos da cultura russa e as coleções da renascença e barroco. 

Localizado em São Petersburgo, o Museu é composto por seis palácios e pavilhões junto ao rio Neva  e compreende museus, teatro e escritórios governamentais. Fundado em 1764 por Catarina, a Grande, possui hoje mais de três milhões de peças e sua coleção original é composta por pinturas de Rembrandt, Hals, Veronese e Van Dyck, entre outros. Ao longo dos séculos, as coleções foram expandidas com a aquisição de pinturas de mestres impressionistas e modernistas como Cézanne, Renoir, Picasso e Matisse.

O projeto “Museus Virtuais” é uma realização do Instituto Maratona Cultural com apoio cultural do Corporate Park e patrocínio da Prefeitura Municipal de Florianópolis  e Fundação Cultural Franklin Cascaes por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Florianópolis.

Serviço

O quê: Projeto Museus Virtuais – temporada 2021/2022 

Horário: 14h30

Datas e temas:  07/05 – Thyssen-Bornemisza (Espanha): a pintura contemporânea; 14/05 – National Gallery (Londres): coleção da Renascença; 21/05 – Museu Hermitage (Rússia): aspectos da cultura russa e as coleções da renascença e barroco. 

Local: Paradigma Cine Arte – 30 vagas para quem deseja acompanhar presencialmente. Para inscrever-se, basta enviar um email para museusvirtuais@gmail.com

Online: https://www.youtube.com/user/maratonacultural ou https://www.instagram.com/institutomaratonacultural/ 

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img