23.1 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Mesa Brasil Sesc promove Festival de Receitas na Grande Florianópolis

spot_img

Mesa Brasil Sesc promove Festival de Receitas na Grande Florianópolis

spot_imgspot_img

Nesta quinta-feira, 25, acontece o Festival de Receitas do Programa Mesa Brasil Sesc, na Grande Florianópolis. O evento inicia às 13h30, no Laboratório de Técnica Dietética da Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL (Avenida Pedra Branca, 25. Cidade Universitária Pedra Branca. Palhoça).  “Leguminosas” é o tema desta edição, em uma referência a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (ONU/FAO) que declarou 2016 o Ano Internacional das Leguminosas, com o propósito de elevar a consciência sobre a potencial importância do papel desses alimentos na promoção da saúde, nutrição, bem como na segurança alimentar e sustentabilidade ambiental.

 O Festival de Receitas tem o objetivo de estimular, promover e despertar junto às cozinheiras e merendeiras das organizações sociais atendidas pelo Mesa Brasil na região, a criatividade para o desenvolvimento de receitas inéditas com aproveitamento integral de legumes, evitando o desperdício e despertando a consciência para uma boa alimentação. Estão confirmadas as participações da Casa de Acolhimento Darcy Vitória de Brito, Creche Tia Mariazinha, Conselho Comunitário Ponte do Imaruí, CERENE, Casa de Nazaré e Pastoral Carcerária.

 As cozinheiras vão receber diversos produtos para criar uma receita e terão 1h45min para o desenvolvimento. Os pratos serão apresentados aos jurados que avaliam critérios como: organização e higiene, apresentação pessoal, aproveitamento integral dos alimentos, apresentação, palatabilidade e o uso de uma leguminosa. As receitas vencedoras serão homenageadas com um troféu para o 1º lugar e medalha de participação aos três primeiros colocados.

 Esta é uma ação educativa do Programa Mesa Brasil Sesc, que atua no combate ao desperdício de alimentos e redução da fome, por meio da redistribuição de alimentos. “Quando se fala em aproveitar, não desperdiçar, ou não desprezar alimentos, utilizam-se conceitos que, se bem compreendidos, podem se transformar em atitudes. Uma boa cozinha é aquela na qual nada é desperdiçado. Cascas, talos e folhas podem ser aproveitados para preparar alimentos deliciosos e nutritivos. Assim, dentro deste contexto, com o objetivo de motivar ainda mais a prática de aproveitamento integral, realizamos o Festival de Receitas de 2016”, declara a gerente de Assistência do Sesc, Giseli Mara Schena.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img