20.4 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

MIDI Tecnológico participa de evento nacional de parques tecnológicos e incubadoras

spot_img

MIDI Tecnológico participa de evento nacional de parques tecnológicos e incubadoras

spot_imgspot_img

Promovido pela ANPROTEC, o seminário será realizado em Campo Grande, entre os dias 20 e 23 deste mês

A incubadora MIDI Tecnológico participa, na próxima semana, do XX Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas e do XVIII Workshop ANPROTEC, em Campo Grande. O MIDI foi selecionado para apresentar quatro artigos científicos que destacam boas práticas e iniciativas inovadoras desenvolvidas pela incubadora. Além disso, a equipe do MIDI participará da programação do evento, trocando experiências com os demais participantes do Brasil e do exterior.

Um dos artigos que será apresentado pelo MIDI Tecnológico em Campo Grande aborda a iniciativa de estímulo à inserção das incubadas nas verticais de empresas organizadas pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE), entidade gestora da incubadora. O artigo apresenta os benefícios da participação das incubadas nas verticais, que são grupos de empresas com atuação na mesma área, mas com tecnologias próprias. A experiência no MIDI mostrou que as verticais potencializam o contato das incubadas com empresas maiores e experientes e, consequentemente, ampliam a rede de contatos e estimulam parcerias comerciais e tecnológicas.

Outra ação inovadora desenvolvida pelo MIDI que será destaque no evento é a modalidade de incubação virtual. O MIDI foi uma das primeiras incubadoras do país a estruturar um modelo de incubação onde as empresas não precisam estar fisicamente instaladas no espaço da incubadora. Um dos diferenciais do projeto foi estruturar um modelo de vínculo da empresa à incubadora, ampliando a eficiência das ações de apoio aos negócios virtuais. Criada para aumentar a capacidade de apoio do MIDI Tecnológico a novos empreendimentos, a incubação virtual é atualmente a modalidade mais procurada pelos novos incubados.

A assessoria jurídica realizada com as empresas incubadas do MIDI, com foco em propriedade intelectual, também será apresentada no Seminário ANPROTEC por meio de um artigo científico. O artigo destaca como a oferta de consultoria jurídica in loco às incubadas, além da realização de palestras, cursos e conferências, contribui para ampliar o conhecimento e despertar a necessidade da proteção da propriedade intelectual por parte das empresas incubadas.

A importância da certificação do Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (CERNE) e as estratégias de obtenção dos selos pelas incubadoras de empresas é foco de outro artigo que será apresentado pelo MIDI. A incubadora, que identificou o CERNE como uma oportunidade de aprimoramento da sua gestão, relata as análises e ações desenvolvidas a partir dos moldes promulgados pela certificação.

Os artigos

Conheça os títulos dos artigos que serão apresentados pelo MIDI Tecnológico:

* Verticais: uma proposta inovadora para as empresas incubadas do MIDI Tecnológico
* Incubação virtual: uma solução viável para a expansão das ações do MIDI Tecnológico
* Incubadoras Tecnológicas e Propriedade Intelectual: A necessidade de exercitar práticas informativas para a efetiva proteção jurídica da inovação
* CERNE: Uma abordagem dos possíveis selos de certificação da qualidade para as incubadoras de empresas

Sobre o seminário

Com o tema “Desbravando campos inovadores, desenvolvendo empreendimentos sustentáveis”, o evento é promovido pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (ANPROTEC), em parceria com o SEBRAE. Realizado na Capital do Mato Grosso do Sul, de 20 a 24 de setembro, o seminário reunirá minicursos, palestras e debates sobre como o empreendedorismo inovador pode e deve acelerar o desenvolvimento econômico e social do Brasil e o aproveitamento responsável de novos segmentos de mercado na redução das desigualdades regionais.

Sobre o MIDI

Mantida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e administrada pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE), a incubadora MIDI Tecnológico foi criada em 14 de agosto de 1998. Em 2008 foi eleita a melhor incubadora de base tecnológica do Brasil pelo Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador, da ANPROTEC. Em 2010, foi citada pela revista Pequenas Empresas Grandes Negócios como uma das vinte melhores incubadoras do Brasil.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img