Florianópolis, 20 de julho de 2024

Ministério da Saúde publica portaria para aumentar financiamento do HU-UFSC

spot_img

Compartilhe

A incorporação do montante de R$ 26,2 milhões ao chamado Teto MAC permitirá ajustes significativos na contratualização com o Gestor SUS

Após tratativas da superintendência do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC), e da Secretaria Estadual de Saúde (SES/SC), o Ministério da Saúde publicou, no último dia 19, uma portaria (PORTARIA GM/MS Nº 4.087, DE 27 DE MAIO DE 2024) que incorpora R$ 26,2 milhões ao limite financeiro de Média e Alta Complexidade (Teto MAC) da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES/SC), destinados ao HU-UFSC.

A incorporação desse montante permitirá ajustes significativos na contratualização com o Gestor SUS (SES/SC), aprimorando a qualidade da assistência prestada pelo hospital, que também serve como campo de prática para ensino de graduação, pós-graduação e residências médicas e multiprofissionais.

“Trata-se de uma grande conquista para o Hospital Universitário e para a população catarinense. O incremento de recursos oriundos da contratualização fortalecerá o ensino, a pesquisa e a assistência à saúde pelo SUS, que são os pilares de atuação do HU”, afirma o superintendente do HU-UFSC, Spyros Cardoso Dimatos.

O próximo passo para a concretização do aumento do orçamento do hospital é a aditivação da contratualização junto ao Gestor SUS.

Acesse AQUI a íntegra da portaria do Ministério da Saúde.

Rede Ebserh

O HU-UFSC faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde março de 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.