21.3 C
fpolis
terça-feira, abril 23, 2024
Cinesystem

Ministério da Cultura reúne-se com segmento cultural no Encontro Rumo à Cidadania Cultural

spot_img

Ministério da Cultura reúne-se com segmento cultural no Encontro Rumo à Cidadania Cultural

spot_imgspot_img

Aconteceu na tarde de terça-feira (19/04), no Teatro Álvaro de Carvalho em Florianópolis, a quinta edição dos Encontros Rumo à Cidadania Cultural, promovidos pelo Ministério da Cultura, e realizado em Santa Catarina com apoio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte.

O evento teve como objetivo apresentar as propostas e refletir sobre caminhos para as políticas públicas no campo da cidadania e da diversidade cultural da nova Secretaria (Secretaria da Cidadania e Diversidade Cultural) – resultado da fusão das Secretarias de Cidadania Cultural (SCC) e Identidade e Diversidade (SID) do Ministério da Cultura. Os encontros também se propõem a ampliar o diálogo com fóruns e dirigentes de cultura de estados e municípios de todo o país, com objetivo de fortalecer as ações e programas já existentes, repactuar estratégias e iniciar futuras parcerias.

Cerca de 140 pessoas participaram do evento em Florianópolis, entre artistas, produtores, grupos do setor cultural, representantes de universidades e de fundações, gestores públicos do Estado e de municípios, entre outros. Marta Porto, futura representante da nova Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural, em processo de criação, e representando a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, ressaltou a importância da diversidade cultural brasileira, e a necessidade de diálogo entre essa diversidade.

Para Marta, “os encontros representam um primeiro momento de apresentação das diretrizes pensadas para a nova Secretaria da Cidadania e Diversidade Cultural, sendo ainda um espaço de afirmação do diálogo da nova gestão com a sociedade”. Em relação à região Sul, a representante do Minc disse que é a região com menor expressividade nos programas do Ministério da Cultura. O secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Cesar Souza Junior, ressaltou a grande diversidade cultural de Santa Catarina, com 27 etnias diferentes, e afirmou: “Este encontro é muito importante, e esperamos, por meio dessa interação, aumentar nossa participação cultural no cenário nacional”.

Compuseram a mesa, o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Cesar Souza Junior; a representante do Ministério da Cultura, Marta Porto; o coordenador geral do programa Cultura Viva (Minc), Cesar Piva; a representante da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputada estadual Ângela Albino; o presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Joceli de Souza; a representante dos Pontos de Cultura da Região Sul, Margarete Moraes; o representante dos Pontos de Cultura da Região do Paraná, Erico Masoli; o representante dos Pontos de Cultura de Santa Catarina, Gilson Máximo; e o coordenador dos Pontos de Cultura em Santa Catarina, Sergio Machado Mibielli.

Os Encontros

Os encontros começaram em Belo Horizonte (MG) no dia 7 de abril, seguido pelo de Salvador (BA), no dia 12. Após São Paulo (SP), dia 14, e Rio de Janeiro (RJ), no dia 15, a conversa sobre políticas à cidadania e diversidade cultural para o Brasil chegou à região Sul, encerrando os encontros do mês de abril. Florianópolis (SC) é a primeira capital do Sul a sediar o encontro, que aconteceu no dia 19, seguido de Porto Alegre (RS), no dia 20. Os Encontros Rumo à Cidadania Cultural recomeçam no dia 10 de maio, em Belém (PA).

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img