24.1 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Ministério da Saúde dá algumas dicas de cuidado com a saúde para o Carnaval

spot_img

Ministério da Saúde dá algumas dicas de cuidado com a saúde para o Carnaval

spot_imgspot_img

Carnaval no Brasil é sinônimo de alegria. Não deixe que os excessos da festa transformem a felicidade em tristeza. Não dirija sob o efeito de bebidas alcoólicas, não se esqueça de usar camisinha nas relações sexuais, e cuide bem de sua alimentação. Veja na sequência algumas “dicas” do Ministério da Saúde.

Hidratação: água é a melhor opção para combater exageros nos dias de folia

Antes

– Hidrate-se com antecedência! Dê preferência à água e aos sucos naturais, consumindo de 2 a 3 litros diariamente. Evite ao máximo os refrigerantes, pois possuem baixíssimo poder de hidratação;
– Dê preferência a alimentos ricos em carboidratos (pão, macarrão, batata, frutas) para que tenha bastante energia na hora da festa, não esquecendo de consumir as verduras e os legumes.
– Evite frituras e alimentos ricos em gorduras; Prefira carnes magras como filé de frango, de peixe ou peito de peru.
– Pratique atividade física, principalmente aeróbica, para aumentar a resistência física e aguentar o ritmo até o final da festa;

Durante

– Hidrate-se a todo o momento! A perda de água através da transpiração é muito intensa e, junto com ela, perdem-se muitos eletrólitos, como sódio, potássio, magnésio e cloro;
– O consumo de bebidas alcoólicas deve ser feito com moderação e nunca com o estômago vazio. Acostume-se, também, a intercalar as bebidas alcoólicas com muita água;
– Alimente-se durante a festa, consumindo alimentos leves. Para facilitar, a dica é sempre levar consigo barrinhas de cereais e beber constantemente sucos de frutas. Assim, também estará repondo a energia gasta durante a folia.
– Nada de consumir frituras durante a festa. Além de apresentarem um alto teor de gordura, podem dar a sensação de estômago pesado e moleza;

Após

Para aqueles que exageraram, este é o dia da ressaca. Para melhorar os sintomas de mal estar, aí vão algumas dicas preciosas:

– Repousar é essencial. Descanse e relaxe para recarregar as energias para os outros dias de festa;
– A ingestão de água e suco durante todo o dia vai refletir também no tempo da recuperação. Por isso, tomar muita água e suco de frutas, mesmo no momento de descanso, é fundamental para acelerar o processo de recuperação do corpo;
– Consuma alimentos leves e ricos em carboidratos, com muitas frutas e verduras. Dê preferência às sopas e caldos, evitando, principalmente, alimentos muito gordurosos.

Pecados para o seu coração

1- O primeiro é não se prevenir. Quem pretende cair na folia e já teve problemas no coração deve consultar um cardiologista. Hipertensos, diabéticos e pessoas com doença valvar ou nas coronárias podem brincar o Carnaval, porém os foliões devem realizar exames clínicos, eletrocardiograma, teste ergométrico e exames de sangue para verificar se a saúde está em dia.

2-Não fazer exercícios físicos. Aqueles que vão sair atrás de bloco ou desfilar em escola de samba devem checar o preparo físico. De 15 a 20 dias antes do Carnaval são recomendados exercícios durante 40 minutos, cinco vezes por semana. Marco Antônio de Mattos sugere caminhadas intercaladas com pequenas corridas, hidroginástica, esteira ou bicicleta ergométrica, que vão auxiliar na melhora do condicionamento físico.

3- Não se hidratar – Muito suor e bebida alcoólica exigem uma reposição de líquidos adequada. Além da ingestão de água, de isotônicos, água-de-coco e sucos.

4-Se alimentar mal – No Carnaval, as pessoas não costumam se alimentar com qualidade. É fato que muitos se esquecem de consumir alimentos saudáveis, como saladas e pratos leves, que as altas temperaturas do verão pedem. O consumo de gorduras aumenta o colesterol, que é um dos fatores de risco para o infarto.

5- Fazer dietas milagrosas – Do mesmo jeito que há pessoas que abusam na alimentação, existem aquelas que querem perder os quilos a mais em poucas semanas. Dar ouvidos a dietas milagrosas deixa o organismo fraco, o que pode ocasionar uma hipoglicemia (perda de açúcar no sangue), comprometendo as atividades que exigem esforço.

6- Consumir sal – O hipertenso deve reduzir o sal e consumir frutas que tenham potássio, como banana, laranja, melão, caju e frutas secas. É importante verificar sempre a pressão e mantê-la sob controle.

7-Não relaxar – antes, durante ou depois do Carnaval é preciso evitar o estresse. Carnaval é momento de descontração. As caminhadas diárias que ajudam no condicionamento físico também são alternativas para aliviar a tensão.

Beijo: fique atento com a sífilis

Além de curtir durante os cinco dias de carnaval, tem gente que aproveita a folia pra beijar muito na boca. Só que os foliões devem ficar atentos com as doenças que podem ser adquiridas pelo beijo, entre elas a sífilis. Mais conhecida como uma doença sexualmente transmissível, a sífilis também pode ser passada através da saliva. Isso porque no segundo estágio da doença surgem pequenas feridas na boca.

O assessor técnico do programa nacional de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Valdir Pinto, explica que a transmissão da doença pelo beijo depende da fase da doença. “É preciso saber o seguinte: a ferida não vai estar do lado de fora da boca. É uma ferida pequena, que pode estar na parte interior dos lábios. Então, qualquer um pode pegar sífilis sem nem se dar conta do risco. Mas é importante ressaltar que só passa pelo beijo se a ferida estiver na boca. Caso esteja no pênis ou na vagina não irá passar pelo beijo, mas pode passar pela relação sexual, caso não use o preservativo”.

Segundo Valdir Pinto, por ano surgem quase um milhão de novos casos de sífilis no Brasil. Por isso, a recomendação é sempre usar camisinha nas relações sexuais, inclusive durante o sexo oral e ficar atento se o parceiro tem alguma ferida suspeita na boca.

(Por Soraya Lacerda – Ascom/MS e Invana Sant-Anna – Web Rádio Saúde)

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img