18.6 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Ministro Carlos Lupi em Florianópolis nesta segunda

spot_img

Ministro Carlos Lupi em Florianópolis nesta segunda

spot_imgspot_img

Ministro do Trabalho Carlos Lupi participa em Florianópolis do XI Encontro de Dirigentes Sindicais da Construção e Mobiliário e da inauguração da UGT nesta segunda, 23 de março

Acontece no próximo dia 23 de março, segunda-feira, no Hotel Champagnat, localizado no alto do morro que dá acesso a Lagoa da Conceição em Florianópolis, o “XI Encontro de Dirigentes Sindicais das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Santa Catarina”. O evento contará com a presença de autoridades estaduais e nacionais. A abertura do encontro está prevista para as 14 horas com a palestra do Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi. O tema a ser abordado será: “A Crise Mundial e Seu Reflexo no Meio do Trabalho”. Logo em seguida, o presidente da CNTI( Confederação Nacional de Trabalhadores na Indústria), José Calixto Ramos falará sobre a “Prática Anti –Sindical”.

As 16 horas o Ministro Carlos Lupi estará na sede do Sindicato dos Professores de Santa Catarina, SINPROESC, localizada na rua Pedro Bunn Jr, 48, em Campinas , São José , para inaugurar a sede da UGT(União Geral do Trabalhadores em Santa Catarina), cujo Secretário Geral é o Presidente do SINPROESC, Professor Carlos Magno da Silva Bernardo. A sede, recentemente adquirida pelo SINPROESC oferece instalações adequadas ao Movimento Sindical, e por isso, foi escolhida por unânimidade entre os membros da direção estadual da UGT.

As 19 horas, o Ministro Carlos Lupi assinará a filiação de dirigentes sindicais ao PDT, em cerimônia que acontece no mesmo local do evento, durante um jantar com a presença de diversas autoridades políticas e empresariais.

Ministro Carlos Lupi

Histórico defensor da educação em tempo integral, o Ministro Calos Lupi, tem implementado a defesa dos direitos trabalhistas e a qualificação profissional como eixo da política de geração de empregos e promoção da cidadania em sua pasta, levando cursos de capacitação para todo o país, sempre priorizando jovens de baixa renda, aumentando os recursos do Ministério para essa área.

Durante sua gestão, o Brasil tem vivido a maior geração de empregos com carteira assinada da história. Os sucessivos recordes mensais culminaram no saldo de mais de 1,6 milhão de vagas em 2007, com o crescimento do emprego em todos os setores econômicos e regiões do país. Promovendo o constante diálogo entre trabalhadores e empregadores, Lupi obteve avanços históricos como a regulamentação do trabalho aos domingos, a ampliação dos cursos gratuitos no Sistema S e a regulamentação das centrais sindicais. Como membro dos conselhos que administram o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), propôs ações voltadas para o maior investimento no setor produtivo e a criação de novas linhas de crédito, como a Linha Pró-Cotista do FGTS, que oferece ao trabalhador juro mais baixo para a compra da casa própria.

No atual momento de crise, Carlos Lupi vai tecer considerações sobre como o trabalho no Brasil está sendo afetado pela crise econômica mundial.

Carlos Roberto Lupi tem Licenciatura Plena em Administração, Economia e Contabilidade e teve o seu primeiro contato com a administração pública em 1983, quando assumiu a coordenação das Regiões Administrativas da Cidade do Rio de Janeiro, no governo do então Prefeito Marcelo Allencar. Foi eleito em 1990 pelo PDT – único partido de sua vida – deputado federal e fez parte da comissão que elaborou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Em 1992, se licenciou do mandato de deputado para assumir a Secretaria Municipal de Transportes do Rio de Janeiro. Em 1999, assumiu a Secretaria de Governo do Estado do Rio.

Vice-presidente Nacional do PDT, assumiu a presidência da legenda com a morte de seu líder Leonel Brizola, em 2004. No ano seguinte, foi reconduzido à presidência do partido durante convenção. Atualmente, está licenciado da função por ocupar o Ministério do Trabalho e Emprego.

Uma coletiva com o Ministro Carlos Lupi foi agendada para acontecer as 13:00 deste dia 23, no local do evento, Recanto Champagnat, Estrada Sertão do Assopro, s/n, Itacorubi, em Florianópolis, bem no alto do Morro da Lagoa, ao lado do restaurante Mandala.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img