20.4 C
fpolis
quinta-feira, junho 20, 2024
Cinesystem

Ministro do Turismo participa da abertura do Ecatur 2009 em Florianópolis

spot_img

Ministro do Turismo participa da abertura do Ecatur 2009 em Florianópolis

spot_imgspot_img

Evento atrai mídia do País e Internacional.

O ministro do Turismo, Luiz Barretto, participa hoje (25), às 17 horas, no Costão do Santinho Resort e Spa, na praia do Santinho, Florianópolis (SC), da solenidade de abertura do 4º Encontro Catarinense de Turismo (ECATUR 2009). Ele será recepcionado pelo governador Luiz Henrique da Silveira e demais autoridades políticas e empresarias, entre as quais Fernando Marcondes de Mattos, presidente do Conselho Estadual de Turismo, Álvaro Bezerra de Mello, presidente do Conselho de Administração do Grupo Othon, a maior rede hoteleira do País com capital nacional, e presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional), pelo secretário estadual do Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel, e pelo prefeito de Florianópolis, Dário Berger, além de Valdir Walendowsky, presidente da Santa Catarina Turismo S/A (Santur), empresa de economia mista que tem como objetivo o fomento e a divulgação das políticas estaduais para o setor.

Palestra Magna

A Palestra Magna será proferida sexta-feira (26), das 14h30 às 16h30, pelo ex-presidente da Embratur, ex-ministro do Turismo e atual presidente da SPTuris, Caio Luiz de Carvalho, considerado um dos maiores especialistas do setor, com o tema geral do evento – “Demandas para um Turismo de Qualidade”.

Feiras

Após a abertura oficial do Ecatur, ocorre a inauguração das duas feiras de negócios: a 21ª EXPROTEL (Exposição de Produtos para Hotéis) e a FECATUR 2009 (Feira Catarinense de Agentes de Viagens) para as agências de receptivo. O público presente será brindado com um espetáculo surpresa. O evento também vai reunir o 23º ENCATHO (Encontro Catarinense de Hoteleiros), o 7º Seminário de Turismo e Hotelaria e o 3º Ciclo de Oficinas de Atualização. Um resumo de discussões e necessidades, com propostas que visem aperfeiçoar o turismo de lazer e negócios no Estado, será entregue ao governador Luiz Henrique da Silveira.

Atualmente Santa Catarina conta com cerca de 2.750 meios de hospedagem entre hotéis, resorts, pousadas, hotéis-fazenda, albergues, hospedarias e outros. A predominância é de hotéis do tipo tradicional, com administração familiar, embora tenha crescido nos últimos anos a presença de hotéis de rede no Estado e a profissionalização das empresas do tipo familiar.

Encontro do Trade

No dia 27 (sábado), das 14h30 às 16h30, ocorre o debate do trade sobre: “Demandas para um Turismo de Qualidade”, com a participação dos presidentes das entidades organizadoras. O encontro será mediado pelo jornalista Moacir Pereira, que já participou de debates anteriores do trade. Cada representante vai levar para a discussão os problemas do setor, colocando em pauta a infraestrutura, atendimento, serviços, recepção aos turistas, comércio. Também será discutido o papel de cada organização como entidade de turismo, propiciando a troca de experiências, soluções e convergências de toda a esfera do turismo para a elaboração de um plano para o estado de Santa Catarina. “Será uma oportunidade para o trade debater questões cruciais, em especial o saneamento básico e a falta do aeroporto internacional na Capital”, destaca o presidente da ABIH-SC, João Eduardo Amaral Moritz.

Participam as seguintes entidades promotoras: ABIH-SC (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis), ABAV/SC (Associação Brasileira de Agências de Viagens), ABEOC/SC (Associação Brasileira de Empresas de Eventos), ABRASEL/SC (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), FHORESC (Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de SC), ABRAJET/SC (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo) e FC&VB (Federação de Conventions & Visitors Bureaux do Estado de SC).

Jornalismo

Mais de 60 jornalistas de todo o país vão fazer a cobertura do 4º Ecatur. Mídias de expressão nacional como Mercado & Eventos e Folha do Turismo, Jornal do Turismo, Hôtelier News, Revista Hotéis e Revista dos Eventos, estão entre os inscritos. O evento também atraiu jornalistas de veículos como o Jornal Internacional do Turismo (circulação no Brasil e Europa), da Argentina e Uruguai. O representante uruguaio, presidente da Asociación Mundial de Periodistas Latinos de Turismo (Vision) e Asociación de Prensa Turística y Turismo del Uruguay (Apttur), Júlio Debali Infante, vai ministrar uma oficina, no sábado (27), das 16h30 às 17h30, sobre: “Como o hoteleiro pode se beneficiar do Jornalismo de Turismo”.

spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img