18.7 C
fpolis
quinta-feira, abril 18, 2024
Cinesystem

Ministro da Pesca e Aquicultura será um dos líderes na mobilização em favor do Estaleiro OSX

spot_img

Ministro da Pesca e Aquicultura será um dos líderes na mobilização em favor do Estaleiro OSX

spot_imgspot_img

Para o impasse do estaleiro
Da coluna Informe Econômico, por Estela Benetti (DC, 28/06/2010)

O ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin, será um dos líderes da mobilização catarinense em favor de solução para viabilizar a licença ambiental ao estaleiro naval da OSX, do empresário Eike Batista, em Biguaçu, na Grande Florianópolis. Durante a Exponautica, feira da indústria náutica de lazer, realizada em Biguaçu, no final de semana, o ministro disse que vai propor uma reunião com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, sobre o tema.

– Diante da posição do ICMBio que, a princípio, questiona a concessão da licença ao estaleiro, um caminho que acho importante é fazer uma reunião com a ministra do Meio Ambiente com representantes políticos do Estado e município para colocar a importância da obra para Santa Catarina. O empreendimento, além da geração de empregos diretos, vai impulsionar toda a economia. Não podemos perder este investimento – diz Gregolin.

Conforme o ministro, há medidas tecnológicas que reduzem os impactos de empreendimentos no meio ambiente e, na concessão de licença, o ICMBio pode exigir medidas mitigatórias e compensatórias.

Articulação

O ministro Altemir Gregolin diz que tem uma excelente relação com a titular do Meio Ambiente Izabella Teixeira, em função do trabalho conjunto que os ministérios desenvolvem para a concessão de licenças de ordenamento para pesca. Ele acredita que ela tomará decisão técnica em favor de Santa Catarina, o fato de ela ser do Rio de Janeiro não vai pesar. Na semana passada, a mídia carioca divulgou que o plano B da OSX é o Porto do Açu, no Rio de Janeiro, e o governador daquele Estado, Sérgio Cabral, já trabalha para atrair o investimento.

A bancada catarinense está buscando assinaturas para moção de apoio ao projeto e este trabalho deve ser em conjunto, diz Gregolin. Entre os que pediram apoio ao ministro nas negociações com o Ministério está o prefeito de Biguaçu, José Castelo.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img