25.8 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Missa no dia 1º de janeiro vai celebrar os 250 anos da Irmandade Senhor Jesus dos Passos

spot_img

Missa no dia 1º de janeiro vai celebrar os 250 anos da Irmandade Senhor Jesus dos Passos

spot_imgspot_img

Uma Missa de Ação de Graças e da Paz em homenagem aos 250 anos da Irmandade Senhor Jesus dos Passos será realizada no dia 1 de janeiro, às 10h, na Capela Menino Deus (rua Menino Deus, nº 376, Centro), em Florianópolis. Presidem a celebração o Arcebispo de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, e o Padre Pedro Koehler. O Grupo Amor e Fé, dos músicos Valmor Antenor Dionisio e Valdemiro Julio Ferreira, participará da celebração.

Logo após a missa, será realizada a cerimônia de inauguração do Centro Intensivo de Alta Complexidade Senhor Jesus dos Passos do IHC, que contará com a presença de autoridades.

O Centro Intensivo é o mais moderno de Santa Catarina, tem área de 7 mil m², 40 leitos (10 destinados aos pacientes do Sistema Único de Saúde – SUS), quartos individuais, oito salas cirúrgicas, portas automatizadas, piso eletrostático, paredes de isolamento termoacústico, centro de material estéril, heliponto, e está equipado com equipamentos de última geração e disponibiliza aos pacientes uma estrutura equivalente a dos melhores hospitais do segmento.

Sobre a Irmandade

A Irmandade do Senhor Jesus Passos foi fundada no dia 01 de janeiro de 1765, com o objetivo de desenvolver o culto ao Senhor Jesus dos Passos e ser guardiã de sua imagem – que segundo a história oficial, seguia rumo a cidade de Rio Grande (RS) quando em 1764, atracou em Santa Catarina (por uma vontade divina, como afirmam os católicos da Ilha).

Mais tarde, em julho de 1782, a Irmandade iniciou a prática de obras de misericórdia e passou a prestar assistência aos doentes pobres e desvalidos, fornecendo alimentação e cuidados médicos com o auxílio do Irmão Antônio da Silva Gomes. Foi neste período que surgiu a instituição da “Caridade dos Pobres”, marco inicial para a implantação de um hospital (atualmente o Imperial Hospital de Caridade) com assistência médico hospitalar, e a Irmandade assumiu o trabalho de ajudar as pessoas que chegavam a Ilha do Desterro e não tinham um lugar para onde ir.

Atualmente, a Irmandade tem como provedor José Carlos Pacheco e é mantenedora e responsável pela administração, manutenção e zelo do Imperial Hospital de Caridade, da Capela Menino Deus, da Casa de Apoio Joana de Gusmão, do Cemitério, de todos os seus bens móveis, imóveis e demais atividades religiosas – com destaque para as festividades relacionadas à Procissão do Senhor dos Passos.

Sobre o Imperial Hospital de Caridade

O Imperial Hospital de Caridade foi inaugurado no dia 01 de janeiro de 1789, sendo o primeiro hospital de Santa Catarina (e 12ª Santa Casa construída no Brasil) voltado para o atendimento da população civil e carente do Estado.

Ao longo dos seus mais de 200 anos de tradição, tendo como mantenedora e gestora a Irmandade do Senhor Jesus dos Passos, o IHC passou de uma pequena construção edificada ao lado da Capela Menino Deus a símbolo de uma próspera instituição assistencialista e religiosa, com referência no atendimento médico hospitalar para os catarinenses.

O IHC é uma instituição filantrópica, que conta com 192 leitos distribuídos em quinze unidades de internação, atende pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e convênios privados, além de ter recebido em 2012, 2013 e 2014 o Certificado de Responsabilidade Social de Santa Catarina – destinado às entidades que desenvolvem ações de cunho socioambiental em suas políticas de gestão. Recentemente, passou a contar com o Centro Intensivo de Alta Complexidade Senhor Jesus dos Passos, considerado o mais moderno do Estado.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img