27.4 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Missão de Santa Catarina visita fábrica da BMW nos EUA

spot_img

Missão de Santa Catarina visita fábrica da BMW nos EUA

spot_imgspot_img

Representantes de Santa Catarina visitaram a fábrica da montadora alemã BMW na cidade de Spartanburg, na Carolina do Norte, nos Estados Unidos. A missão, comandada pelo secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Paulo Bornhausen, ocorreu na quarta-feira, 6, e teve como objetivo conhecer os efeitos que a presença de fábrica de automóveis tem sobre uma cidade. Em novembro de 2012, a BMW confirmou a instalação de um unidade na cidade de Araquari, Norte do Estado.

Segundo Bornhausen, a visita permitiu trocar experiência e conhecer a evolução de Spartanburg com a presença da empresa. “Em 1992, foram criados dois mil empregos diretos. Hoje já são quase oito mil. Na época da instalação da fábrica, a cidade contava com 34 empresas internacionais instaladas; hoje, tem 108. E o investimento total nesses 18 anos chega a US$ 6 bilhões”, relata Bornhausen.

Além do secretário Bornhausen, a missão catarinense contou com a participação do prefeito de Araquari, João Pedro Woitexem; o vice-prefeito de Araquari, Clenilton Pereira; o diretor técnico do Sebrae/SC, Anacleto Ortigara; o diretor regional do Senai/SC, Sérgio Arruda; e os empresários Rene Duvenkot e Guido Dellagnelo.

O grupo foi recebido pelo diretor da fábrica de Spartanburg, Eric Hayler; o diretor para assuntos governamentais e comunitários da BMW USA, Max Metcalf; o vice-presidente executivo da Câmara de Comércio de Spartanburg, Carter Smith; e o diretor de novos negócios da Câmara de Comércio de Spartanburg, Brian Nash.

Cooperação empresarial

Antes, nos dias 4 e 5, a missão catarinense visitou a cidade de Fort Lauderdale, na Flórida. Segundo dados do Condado de Broward, 40% do comércio realizado entre o Brasil e a Flórida passa pelo Porto de Everglades, localizado na cidade.

Durante a visita, Bornhausen apresentou à prefeita da cidade, Kristen Jacobs, o projeto de internacionalização de 100 empresas catarinenses participantes do projeto Polos Industriais, do programa Nova Economia@SC, até 2014.

Em Santa Catarina, 2.400 empresas participam do projeto realizado em parceria com o Sebrae/SC para fortalecer polos industriais em todas as regiões do Estado.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img