24.1 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Mobilidade Urbana depende de soluções criativas

spot_img

Mobilidade Urbana depende de soluções criativas

spot_imgspot_img

Planejamento, transporte não motorizado e utilização do espaço subterrâneo são algumas das alternativas apresentadas

O tráfego das pessoas, que envolve questões ambientais, sociais, econômicas, é uma questão significativa para quem vive em grandes cidades. Congestionamentos, falta de vagas para estacionamento de veículos, poluição e insegurança são alguns dos problemas lembrados quando se pensa mobilidade urbana.

Especialistas e estudiosos do tema acreditam que nos últimos dez anos ocorreu uma “explosão da mobilidade” na maior parte das cidades brasileiras que agravou ainda mais as condições de sobrevivência nos grandes centros urbanos. Desta forma, os poucos investimentos dos órgãos públicos e privados, em alternativas como o transporte não motorizado, como a bicicleta e caminhadas, por exemplo, podem levar a uma “imobilidade” das metrópoles, com congestionamentos cada vez mais frequentes.

“Nos últimos anos acabamos promovendo um estilo de vida completamente dependente do automóvel. Em algumas cidades, chega-se a ter dois habitantes por veículo. Um aumento do número de automóveis maior que o próprio aumento da população”, destaca Hamilton Lyra Adriano, presidente do Fórum Internacional sobre Mobilidade Urbana que será realizado em Florianópolis (SC) nos dias 26 e 27 de abril.

Uma das possíveis soluções para a questão da mobilidade está na utilização do espaço subterrâneo das cidades, como as estações multimodais japonesas com trens subterrâneos e sistema integrado de preços e que deixam a superfície apenas para atividades consideradas mais nobres como moradia e lazer. “É preciso ressaltar contudo, que o uso desta alternativa implica planejamento e uma série de desafios tecnológicos”, complementa Hamilton Adriano.

Nos últimos anos a maior parte dos centros das grandes cidades foram destruídos para criar espaços de armazenamento, como edifícios-garagem, muitas vezes localizados nas áreas mais nobres e vivas de uma metrópole. Além do Japão, em alguns países como a França e os Estados Unidos, já existe uma preocupação para que os serviços públicos, principalmente de transporte de massa e vias expressas, sejam predominantemente subterrâneos, com a transformação de viadutos em parques e praças.

“A questão fundamental é que precisamos de mais criatividade. Precisamos de soluções que dêem um salto nas propostas e soluções. As cidades precisam ser reformuladas e o evento contribui fortemente para isso”, conclui o presidente do Fórum Internacional sobre Mobilidade Urbana Hamilton Lyra Adriano.

Inscrições

As inscrições para o Fórum Internacional sobre Mobilidade Urbana estão abertas e devem ser realizadas pelo portal www.mobilidadenascidades.com.br até 18 de abril. Após essa data, caso ainda existam vagas, as inscrições só poderão ser feitas pela ShopConsult e pelo e-mail, inscricoes@shopconsult.com.br ou ainda pelo CHAT ON LINE no portal do evento.

O evento será realizado nos dias 26 e 27 de abril, no Teatro Pedro Ivo, na rodovia SC-401 em Florianópolis, Santa Catarina. Mais informações: www.mobilidadenascidades.com.br

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img