23 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Montada pela 1ª vez no Brasil, ”Hamlet in Quarto” estreia hoje no Teatro Pedro Ivo

spot_img

Montada pela 1ª vez no Brasil, ”Hamlet in Quarto” estreia hoje no Teatro Pedro Ivo

spot_imgspot_img

O espetáculo “Hamlet in Quarto”, de William Shakespeare, estreia nesta terça-feira, 13, às 21h, no Teatro Pedro Ivo, anexo ao Centro Administrativo do Governo do Estado, na SC-401, em Florianópolis. A montagem, inédita no Brasil, é do Grupo Pesquisa Teatro Novo, sob direção de Carmen Fossari, com tradução de José Roberto O’Shea. Os ingressos custam R$ 20 inteira e R$ 10 meia-entrada.

Trata-se da primeira montagem no país de “Hamlet in Quarto”, cujo texto apresenta muitos diferenciais dos Hamlets editados e encenados até então. Segundo o tradutor, trata-se de uma obra muito mais dedicada à encenação e confluem nela tanto o verso quanto a prosa. Uma segunda sessão ocorrerá nesta quarta-feira, 14, também às 21h.

O espetáculo traz à cena o fôlego do inusitado ao fazer uso da linguagem e estética da Dança e Teatro oriental, em especial o Kabuki, e apropriar-se dos recursos daquele teatro como leques, sombrinhas, taiko, descontextualizando aspectos geográficos, mas ampliando as complexas relações entre a família do Príncipe da Dinamarca.

Em cena, o marcado ritmo dos tambores de taiko do grupo Shimadaiko integra a atmosfera de Hamlet in quarto. A opção da linguagem oriental para um texto ocidental traduz em parte esta necessidade de distanciar a cena para aproximar o foco dramático e, por fim, dar vazão à universalidade do personagem Hamlet, interpretado pelo ato Bruno Leite.

Antecedeu a montagem um longo trabalho de mais de dois anos e meio, acentuado no último ano com os treinamentos corporais do elenco, a cargo da professora Fernanda Manhães, indicada pela Associação Nipo Catarinense.

O Teatro Pedro Ivo fica na SC-401, Km 5, 4600, Saco Grande.

Foto: hamletnokabuki.blogspot.com.br

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img