20.4 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Monumento em homenagem aos imigrantes alemães será inaugurado em Florianópolis

spot_img

Monumento em homenagem aos imigrantes alemães será inaugurado em Florianópolis

spot_imgspot_img

Criado pelo artista visual, Guido Heurer, a escultura pesa três toneladas e tem seis metros de altura

Seguindo as ações em comemoração aos imigrantes alemães no Estado, será inaugurado nesta terça-feira, 30, em Florianópolis, o monumento 180 anos da Imigração Alemã em Santa Catarina. A obra está fixada no Centro da Capital, próximo ao local onde aportaram os navios trazendo os primeiros alemães em 1829.

Criada e idealizada pelo artista visual, Guido Heuer, a escultura foi feita inteiramente em Gaspar e trazida para Florianópolis na última quinta-feira, 25. O monumento pesa cerca de três toneladas, mede seis metros de altura e foi feita em aço corten e inox. Os elementos utilizados, o peso e as linhas da obra simbolizam a dureza que os alemães enfrentaram até se estabilizarem no Estado, e as flores, que saem de um buraco, representa uma das principais marcas civilizatórias dos alemão, sua cultura. Em volta da obra, o autor repassa, por meio de escritos, os egistros dos primeiros imigrantes como datas, números de filhos, dados de terras, entre outras informações retiradas de livros e que fazem parte da história alemã.

De acordo com Heurer, a obra simboliza os primeiros imigrantes. “Pensando em homenagear os alemães, criei uma obra que ficará para sempre. É um elemento estético, palpável e, acima de tudo, que remete ao passado de um povo que contribuiu para o desenvolvimento do nosso Estado”, comenta.

O monumento faz parte das comemorações dos 180 anos da Imigração Alemã em Santa Catarina, desenvolvida pela Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte. Dezenas de eventos culturais, esportivos, religiosos e gastronômicos já foram desenvolvidos desde março de 2009 em diferentes cidades do Estado. O secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel, que está à frente das comemorações, visou com o projeto promover a preservação da cultura e do legado alemão catarinense. “Conseguimos envolver o maior número de descendentes nas ações espalhadas por todo o Estado. Também apresentamos a cultura alemã para quem não conhecia”, afirma Knaesel.

Serviço

O que: Lancamento do monumento 180 anos da Imigração Alemã em Santa Catarina
Quando: terça-feira, 30
Onde: em frente terminal Rita Maria
Horário: 10h

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img