21.2 C
fpolis
sábado, abril 27, 2024
Cinesystem

Moradores do Maciço integram o projeto Brigada Comunitária

spot_img

Moradores do Maciço integram o projeto Brigada Comunitária

spot_imgspot_img

A Secretaria de Habitação e Saneamento Ambiental (SMHSA), com o apoio do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, vai capacitar moradores do Maciço do Morro da Cruz para integrar o Projeto Brigada Comunitária. O programa tem o objetivo de preparar pessoas que residem em áreas carentes sobre a prevenção e intervenção no caso de incêndios e acidentes domésticos.

Grande parte das áreas abrangidas pela iniciativa é de difícil acesso, o que dificulta a chegada e manobra dos veículos de emergência. Com a preparação da comunidade, o atendimento pode ser realizado antes da chegada dos Bombeiros.
Atualmente a maioria dos sinistros registrados em Florianópolis acontecem em áreas de interesse social; uma resposta rápida protege a vida e o patrimônio das pessoas. Na maioria dos casos, ocorre a perda total das residências causando um impacto significativo nas famílias atingidas.

“As comunidades estão aguardando ansiosas, todos querem se qualificar para poder agir rapidamente” comentou a gerente de projetos especiais da SHSA, Kely Cristina Vieira.

Segundo ela, as atividades acontecem no 1º Grupamento de Incêndio, localizado no bairro do Estreito. As palestras serão ministradas por profissionais e voluntários do Corpo de Bombeiros. Os assuntos abrangem formação de brigada, noções de defesa civil, prevenção de combate a incêndio e primeiros socorros. Em cada região, cerca de 15 pessoas (maiores de 18 anos) serão capacitadas para formar a Brigada comunitária.

No último sábado (25) e domingo (26), o curso foi oferecido para moradores das comunidades Santa Vitória, Mariquinha e Serrinha. As atividades serão desenvolvidas das 8 às18 h.

Ao final dos trabalhos, cada participante recebeu dois extintores portáteis e uma bolsa contendo materiais de primeiros socorros. Os brigadistas também farão vistorias coordenadas pelo Corpo de Bombeiros em casas da comunidade para diminuir o risco de incêndios e acidentes domésticos.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img