21.5 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Mostra da Escola Profissional de Barreiros destaca a cultura açoriana em São José

spot_img

Mostra da Escola Profissional de Barreiros destaca a cultura açoriana em São José

spot_imgspot_img

Toalhas bordadas com ponto crivo e pintura em porcelana são as atrações desta semana na exposição de trabalhos apresentados na entrada da sede da Prefeitura de São José. O visitante vai conhecer os trabalhos de professores da Escola Profissional de Barreiros, coordenados pela diretora Chirlei Santiago. As informações são da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São José. 

A professora de pintura em porcelana, Erica Zacarias Floriano, destaca o trabalho de Eduardo de Souza, aluno há quatro anos e um dos poucos homens a freqüentar o curso. “Eduardo usa a caneta bico-de-pena e está desenvolvendo a técnica do canetado, fazendo uma réplica de Domingos Fossari – pintor que se destacou por retratar a Florianópolis antiga”, relata. A professora também é responsável pelos cursos de pintura em cerâmica, faiança e fuzing (vidro fundido).

Muitos fazem da arte uma profissão, como é o caso da professora de bordado em crivo, Cleide Bez Batti. Há 11 anos ela era aluna da Escola Profissional até que sua professora ficou impossibilitada de dar aulas e ela ousou assumir o desafio. “Eu gostava muito da técnica e era muito dedicada. Na ausência da professora, a coordenadora da época me convidou, estou até hoje e mesmo sendo professora há muito que aprender”, comenta sobre o trabalho que utiliza pontos minúsculos, um dos bordados mais típicos da herança açoriana.

Sobre o tempo demandado a cada peça, a professora fala que é relativo. Há três anos está bordando uma toalha de 3m x 1,40m. Outra, de 1,40m x 1,40m, finalizada e em exposição, levou cinco meses para ser confeccionada. “Claro que a gente não fica o tempo trabalhando nelas, mas são muitos detalhes e é um pouco demorado. Tem que gostar do que faz”, observa.
 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img