fique por dentro de floripa

- Variedades - Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis acontece de 29 de junho a 6 de julho

12.06.2019

Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis acontece de 29 de junho a 6 de julho

12.06.2019
Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis acontece de 29 de junho a 6 de julho
Foto: Evento completa 18 edições em 2019. Crédito: Henrique Pereira/ Arquivo

Considerada a principal janela do audiovisual voltado à infância no Brasil, a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis chegou à maioridade: 18 anos! A programação deste ano, que acontecerá de 29 de junho a 6 de julho, reúne mais de 50 produções nacionais e internacionais com exibição gratuita para crianças e adultos, além de oficinas, sessões especiais e shows de música. O evento acontece no Teatro Governador Pedro Ivo Campos e Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis

A celebração não se resume ao aniversário do projeto, mas à diversidade de origem e temas dos filmes selecionados e que promovem o encontro de todas as infâncias.  A relação completa está no site www.mostradecinemainfantil.com.br.

A maratona abre no dia 29, sábado,  às 14h, no teatro Governador Pedro Ivo, com a Sessão de Longa Internacional. Na telona será exibida a aventura Tesouros, produção mexicana dirigida por María Navarro e que faz na Mostra de Cinema Infantil a sua estreia nacional – e com dublagem por ao vivo feita por crianças. Na sequência haverá as sessões de curtas nacionais e que fazem parte da Mostra Competitiva, concluindo com a pré-estreia do longa-metragem de animação Dilili em Paris (França, 2018), dirigido por Michel Ocelot.

Da China vem também outro longa estreante: a animação Aventuras de Brinquedos, de Gary Wang (2017), com exibição às 16h30. Esta será o destaque da programação de domingo (30), que começará as 11h, com uma novidade na história da Mostra: a Sessão Inspira Fundo  – dedicada aos bebês – no Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC). É a primeira vez que acontece uma sessão deste gênero na mostra, e que contará com uma conversa com a realizadora dos vídeos, Clarice Cardell.  A partir das 14h, as atenções se voltam  para o Teatro Pedro Ivo às 14h com as sessões competitivas de curtas Internacionais (14h) e nacionais ( 15h). Fecha a programação do primeiro final de semana a sessão Cinema ao Vivo (19h), projeto do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS) e que consiste na exibição de clássicos do cinema mudo com trilha sonora executada ao vivo. Para a Mostra, o MIS exibirá a comédia “O Circo”, de Charlie Chaplin (EUA, 1928), acompanhada pela tradicional Banda da Lapa, de Florianópolis.

O primeiro final de semana concentrará a programação de filmes para o público em geral, já que durante a semana (de 1º a 5 de julho) as sessões são dedicadas às crianças de escolas das redes públicas da região – todas mediante agendamento. E todos voltarão a se encontrar no Teatro Pedro Ivo no sábado (6) para o encerramento do festival, às 16h, mas não com filme e sim com o musical infantil “Festa”, da premiada banda Mirim, de São Paulo. Também com entrada gratuita. Aqui vai um spoiler:  após a festa no palco, o público poderá prestigiar a sessão Cinesolar, com exibição dos melhores filmes da Mostra ao ar livre por meio de uma estação móvel que se utiliza da captação da energia solar.

A Mostra chegou à maioridade, é verdade, mas não perde a ternura. A edição deste ano celebra os seus 18 anos e com um feito histórico: está aí desde 2001 sem nunca deixar de acontecer em nenhum ano. Soma-se a isso a formação de uma consolidada plateia que literalmente cresceu acompanhando a mostra, bem como projetar os trabalhos de uma legião de cineastas, produtores e artistas.

Para além dos filmes, shows oficinas para as crianças, bate-papo com realizadores e até lançamento de livros, outro ponto forte da programação são as oficinas, como a Fórum de Cinema e Educação que promove a sessão Primeiras Experiências – sobre a produção audiovisual nas escolas -, além das oficinas de animação stop motion e “Brincando de Youtuber – uma introdução ao cinema documentário”.

“A mostra atuou e atua para o desenvolvimento do audiovisual voltado para crianças aqui da cidade e do país. “Há um cuidado todo especial em relação ao conteúdo destinado ao público infantil em todas as produções nacionais. A Mostra com certeza contribuiu para isso, pois tem atuado também na formação de vários profissionais, sejam locais e de outros estados. E, claro, também formou o seu público, que teve contato ao longo destes 18 anos coma uma produção diversificada de temas de altíssima qualidade”, comemora Luiza Lins.

O Brasil se vê na Mostra

Se entre os longas-metragens o predomínio é de produções estrangeiras, é entre os curtas que o Brasil e as infâncias se projetam. São 39 filmes selecionados para a Mostra Competitiva, representando 15 estados – São Paulo responde pela metade, com 14 produções, seguido por Santa Catarina com sete. Há ainda outros 10 curtas estrangeiros (Alemanha, Chile, Dinamarca e Argentina) que, junto com os nacionais, disputarão uma das quatro premiações: do Júri Oficial para Melhor Animação e Melhor Ficção; prêmio Videocamp para o melhor filme escolhido pelo Júri Infantil; prêmio do público e prêmio internacional l. Para além da competição, há também produções convidadas.

A idealizadora da Mostra e cineasta Luiza Lins destaca a diversidade de linguagens e gêneros, com o predomínio das animações, além e obras de ficção e documentários. CONFUSO “Por isso, sempre trabalhamos para que todas as infâncias sejam representadas”, explica a diretora. Para a curadora Karine Jouli, a diversidade na origem dos filmes inscritos e dos temas abordados são outros pontos fortes. Isso é o reflexo das diferentes formas de “ser criança no Brasil” e na promoção de diálogos necessários com a infância nos dias atuais. “Como a história do país trazida através das suas personalidades, a e xemplo da série nacional Mytikah, com Chiquinha Gonzaga, Clara Camarão, Machado de Assis, Milton Santos, além da questão do empoderamento negro e da relação entre a infância e a natureza, entre outros.”

Spoilers – O que te espera na Mostra!

•          Programação gratuita para crianças, adultos e família!

•          Exibição de mais de 50 curtas-metragens nacionais e internacionais

•          Pré-estreia no Brasil do longa-metragem "Tesouros" (México, 2017, dir. María Navarro) com dublagem ao vivo por crianças.

•          Pré-estreia no Brasil da animação "Dilili em Paris" (França, 2018, dir. Michel Ocelot)

•          Pré-estreia do longa de animação “Aventura de Brinquedos” (China, 2017, dir. Gary Wang)

•          Sessão Inspira Fundo para bebês!

•          Sessão Cinema Ao Vivo com o clássico “O Circo” (EUA, 1928), de Charlie Chaplin, e com trilha sonora da Banda da Lapa!

•          Palquinho da Mostra, com os grupos Lagusta Laguê e É da Nossa Cor - acompanhado pela banda Cores de Aidê

•          Sala de Leitura da Biblioteca Baca dos Livros

•          Lançamento do livro infantil “O Mundo de Oyá”, de Giselle Marques

•          Sessões Escola durante a semana

•          Sessão Primeiras Experiências no Fórum de Cinema e Educação

•          Oficina Brincando de Youtuber – uma introdução ao cinema documentário, com Ally Collaço

•          Oficina de animação em stop motion, com Lapis Lab

•          Cinesolar com projeção ao ar livre dos melhores filmes escolhidos na Mostra

•          Espetáculo musical “Festa” com a Banda Mirim, de São Paulo, para o grande encerramento

E tem muito mais! Acesse a programação em www.mostradecinemainfantil.com.br.

SERVIÇO

18ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis

 Quando: de 29 de junho a 6 de julho de 2019

 Local: Teatro Governador Pedro Ivo Campos e Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis

 Entrada: gratuita

 Acesse: www.mostradecinemainfantil.com.br

 Siga: @mostradecinemainfantil (Instagram e Facebook)

 

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Nomeação da “Sala José Cipriano da Silva” na Galeria de Arte do Mercado Público Municipal de Florianópolis

19.08.2019

Nomeação da “Sala José Cipriano da Silva” na Galeria de Arte do Mercado Público Municipal de Florianópolis

Exposição Pão e Pedra, Palavra-miragem, de Raquel Stolf

19.08.2019

Exposição Pão e Pedra, Palavra-miragem, de Raquel Stolf

Cinema Infantil e democrático: nova temporada do Sessões Animadas começa em agosto

19.08.2019

Cinema Infantil e democrático: nova temporada do Sessões Animadas começa em agosto

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.