17.2 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Mostra fotográfica retrata nostalgia da zona rural do Arquipélago dos Açores

spot_img

Mostra fotográfica retrata nostalgia da zona rural do Arquipélago dos Açores

spot_imgspot_img

O Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC abre no dia 8 de março em seu espaço cultural a mostra Açores, do fotógrafo português Mauricio de Abreu. A exposição é composta por 32 fotografias que trazem a nostalgia da zona rural de várias ilhas. O material retrata a religiosidade, a forma simples de cultivar o campo, a arquitetura e também as belas paisagens naturais do Arquipélago dos Açores. A visitação ficará aberta até o dia 30 de abril.

A promoção é da Universidade Federal de Santa Catarina, por meio de sua Secretaria de Cultura e Arte. A realização é do Núcleo de Estudos Açorianos, com apoio da Direcção Regional das Comunidades do Governo dos Açores e Agência de Comunicação da UFSC.

Maurício Abreu

Nasceu em Coimbra em 1954, estando radicado em Setúbal desde 1964. Concluiu a licenciatura em engenharia eletrotécnica em 1978. Desde 1983 dedica-se exclusivamente à fotografia, tendo desenvolvido diversos trabalhos como fotógrafo, produtor e editor, nas áreas do patrimônio natural e cultural, da etnografia e da arquitetura tradicional.

É autor e editor de uma coleção de livros fotográficos sobre várias regiões de Portugal: Alentejo, Ribatejo, Açores, Madeira, Algarve, Setúbal, Norte Alentejano (com textos de Hélder Pinho, Álamo de Oliveira, João de Melo, Vicente Jorge Silva, Nuno Júdice, Francisco José Viegas, Isabel Vitor, Luís Jorge Gonçalves, Ana Duarte e José Manuel Fernandes. Tem diversos livros publicados nas principais editoras portuguesas.

Em 1997 recebeu a Medalha de Honra de Cultura da Cidade de Setúbal. Em 2009 foi eleito QEP (Qualified European Photographer) pela European National Professional Photographers Associations.

O NEA

Por meio do Núcleo de Estudos Açorianos a Universidade Federal de Santa Catarina atua na pesquisa e divulgação das raízes açorianas no Brasil, em especial no litoral do Estado. Seus integrantes têm atuado também divulgando o Arquipélago dos Açores para descendentes dos colonizadores açorianos de 7ª, 8ª e 9ª geração, que chegaram ao país no século XVIII. São promovidos cursos, palestras, mostras de filmes, folclore, artesanato e fotografias.

Mais informações sobre o fotógrafo no site www.mauricioabreu.com

Serviço

Exposição Fotográfica Açores:
Local: Espaço Cultural do Núcleo de Estudos Açorianos / Universidade Federal de Santa Catarina / Florianópolis- SC
Período: 8 de março a 30 de abril de 2010
Visitação: Segunda a sexta-feira / 9h às 12h e 14h às 17h

Mais informações: (48) 3721-8606 / www.nea.ufsc.br / mauricio@mauricioabreu.com / www.mauricioabreu.com

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img