18.7 C
fpolis
quinta-feira, abril 18, 2024
Cinesystem

Mostra Nacional de Desenvolvimento Regional trará experiências produtivas de sucesso no país

spot_img

Mostra Nacional de Desenvolvimento Regional trará experiências produtivas de sucesso no país

spot_imgspot_img

Um sistema de irrigação no Vale do São Francisco, a produção de manga orgânica para exportação e o trabalho de artesãos da Tríplice Fronteira. Projetos como esses, tão diferentes e inovadores, e com origem nos diversos rincões do país, serão apresentados em Florianópolis durante a 2ª Mostra Nacional de Desenvolvimento Regional, que acontece de 10 a 14 de março, no CentroSul.

A cidade se transformará num celeiro de ideias de sucesso, que estão transformando a realidade de comunidades em várias regiões do país. São projetos ao mesmo tempo simples e inovadores, capazes de gerar renda, oportunidade de trabalho e cidadania, mas respeitando a cultura e as características de cada comunidade e o meio ambiente.

Tantas novidades e experiências interessantes devem atrair um público de 30 mil pessoas, em busca de troca de experiências e conhecimentos que possam ser aplicados a sua realidade.

A mostra é promovida pela Secretaria de Programas Regionais do Ministério da Integração Nacional. A secretária e coordenadora geral do evento, Márcia Damo, espera consolidar a mostra nacional como o principal do Brasil nessa área.

– Esperamos repetir o sucesso da primeira edição, que foi em Salvador, no ano passado, e ampliar o público beneficiado – afirmou.

Entre os convidados estão o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (que ainda não confirmou presença), o ministro da integração nacional Geddel Quadros Vieira Lima e o professor da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais, de Paris, Ignacy Sachs. Aos 83 anos, Sachs é conhecido como “ecossocioeconomista”, por entender o desenvolvimento como uma combinação equilibrada de crescimento econômico, bem-estar social e preservação ambiental.

Estão previstas no evento mostras de produtos (que estará à venda), divulgação de ações governamentais, apresentações artísticas e rodada de negócios. Haverá um congresso internacional, com palestras, seminários, painéis temáticos e debates.

O público alvo são técnicos governamentais, empresários, governanças locais e regionais e formadores de opinião, além do público geral interessado, que poderá ter acesso gratuito ao evento. Para garantir o lugar, é preciso fazer inscrição no site www.mostranacional.com.br.

Algumas atrações do evento

APRESENTAÇÃO DE PROJETOS

– Resgate da cultura do umbu no semiárido
– Alteração do sistema de irrigação em Mandacaru
– Bancos comunitários nas regiões de fronteira
– Crédito rural solidário no Alto Solimões
– Fábricas de vassouras
– Recuperação de ambientes florestais
– Produção orgânica de manga
– Arranjos produtivos legais na Amazônia Legal
– Experiência de mineradores do Seridó

MINICURSOS

– Turismo rural
– Plantas bioativas
– Apicultura
– Maricultura
– Legislação ambiental
– Design e marketing de produtos
– Elaboração de projetos

(DC, 04/03/2010)

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img