15.8 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Mostra Nacional traz simpósios internacionais para Florianópolis

spot_img

Mostra Nacional traz simpósios internacionais para Florianópolis

spot_imgspot_img

De 10 a 14 de março, a II Mostra Nacional de Desenvolvimento Regional reúne, no CentroSul, profissionais de diversas partes do País e do mundo para apresentarem os painéis dos simpósios Gestão de Políticas Regionais em Perspectiva.

Promovida pelo Ministério da Integração Nacional, a II Mostra Nacional de Desenvolvimento Regional vai mobilizar diversos segmentos da sociedade para debater e aprimorar as políticas públicas para o desenvolvimento regional. Para isso, a programação conta com seminários, palestras, minicursos, rodada de negócios, painéis e apresentações culturais. Os painéis serão apresentados nos simpósios internacionais da mostra, nomeados como Gestão de Políticas Regionais em Perspectiva. Para debater o assunto foram convidados representantes de organismos nacionais e internacionais como da Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal) e do governo do Açores, em Portugal. Maior evento nacional sobre o tema, a mostra acontece em Florianópolis, no CentroSul, de 10 a 14 de março. As inscrições para os simpósios são gratuitas.

No primeiro dia da mostra (10), a secretária de Programas Regionais do Ministério da Integração Nacional, Márcia Damo, coordena o painel inaugural Desenvolvimento Regional como Vetor de Inclusão e Alargamento Territorial. Das 15h às 18h, o público terá uma oportunidade única de conferir a opinião do professor da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais, de Paris, Ignacy Sachs. Conhecido como “ecossocioeconomista”, Sachs irá falar sobre o desenvolvimento como uma combinação equilibrada de crescimento econômico, bem-estar social e preservação ambiental. Além dele, as palestras serão apresentadas pelo diretor geral da Unidade de Comunicação e Informação da Comissão Européia (DGRegio/EU), Ronald Hall, e da secretária executiva da Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal), Alicia Bárcena.

No dia 11, o simpósio internacional discute os avanços e desafios das políticas públicas com base territorial. Coordenado pelo secretário de Políticas de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional, Henrique Ferreira, o painel terá as palestras do secretário Nacional de Políticas de Turismo, Carlos Alberto da Silva, do chefe da Unidade de Comunicação e Informação da Comissão Européia, além de secretários dos Ministérios de Desenvolvimento Agrário e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, e da representante da região da Emiglia-Romagna Italiana. O painel acontece das 9h às 12h.

Encerrando a programação do simpósio, a secretária adjunta de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará, Teresa Mota, coordena o painel Papel da Infraestrutura no Desenvolvimento Regional. Neste dia 12, as palestras serão comandadas pelo secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos do Governo dos Açores, José Contente, e por representantes dos Ministérios dos Transportes, da Integração Nacional, do Planejamento, Orçamento e Gestão, além da Secretaria Especial de Portos.

Esta será a segunda edição do evento. Em 2009, a Mostra foi realizada em Salvador (BA) e superou as expectativas, tanto com relação ao número de participantes do Congresso Internacional e aos expositores da Feira de Produtos como em relação ao volume de negócios gerados durante a sua realização.

A programação completa, no site do Ministério da Integração Nacional: www.mi.gov.br/mostra.

SERVIÇO

O que: Florianópolis será sede do maior evento sobre desenvolvimento regional do país
Quando: De 10 a 14 de março
Onde: Centrosul – Florianópolis
Mais informações: www.mi.gov.br/mostra

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img