spot_imgspot_img
Florianópolis, 18 janeiro 2025

Mostra 26 exibe “O Cangaceiro” hoje e lança revista da Cinemateca Catarinense

VariedadesMostra 26 exibe “O Cangaceiro” hoje e lança revista da Cinemateca Catarinense
spot_img
spot_img

Compartilhe

O clássico do cinema brasileiro O Cangaceiro (1953), de Lima Barreto, será exibido às 19h desta sexta-feira, 8, durante a Mostra 26, que ocorre desde a última segnda-feira na sala de exposição do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS), no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis.O evento é uma comemoração dos 26 anos da Cinemateca Catarinense.

A programação conta ainda com a projeção do curta-metragem Fritz (2010), de José Alfredo Abrão, o lançamento da segunda edição da revista “Lado C”, da Cinemateca Catarinense e do Fundo Municipal de Cinema de Florianópolis (Funcine), e de uma mesa-redonda sobre o cinema brasileiro dos anos 50.

Cangaceiro

No longa-metragem, o cangaceiro Galdino e seu bando semeiam o terror pela caatinga nordestina. Com a intenção de pedir um alto resgate, Galdino rapta a professora Olívia, durante um assalto do grupo a um pequeno lugarejo.

Teodoro, lugar-tenente do capitão Galdino, apaixona-se por Olívia, sendo prontamente correspondido. Impulsionado por seu amor, ele resolve libertar Olívia. Ajudado por um cangaceiro do grupo, Teodoro põe em ação seu plano de fuga.

Furioso com a traição do seu camarada, Galdino tortura até a morte o cangaceiro cúmplice da fuga e coloca todo o grupo na caça aos fugitivos.

Fritz

Fritz é inspirado na vida de um dos maiores cientistas da história do Brasil: o naturalista Fritz Müller. Este personagem veio da Alemanha para o estado de Santa Catarina em 1852, para viver na colônia de seu amigo, o doutor Blumenau.

Seu trabalho de pesquisa da fauna e da flora catarinense foi fundamental para comprovar a teoria da Evolução, de Charles Darwin, com quem se correspondia.

Mesa-redonda

“O cinema dos anos 50: entre o clássico e o moderno” será o tema da mesa-redonda formada por José Rafael Mamigonian (graduado em Cinema na ECA-USP em 1995), Lucian Chaussard (graduado em Cinema e mestrando em Teoria Literária na UFSC) e o mediador Fausto Douglas Correa Jr. (doutor em História pela UNESP).


Foto:
cinematecacatarinense.wordpress.com