22.2 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis com inscrições abertas até 02/04

spot_img

Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis com inscrições abertas até 02/04

spot_imgspot_img

Até 2 de abril estão abertas as inscrições de filmes para a MostraCompetitiva da *10ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis*, um dos maisimportantes festivais do segmento no Brasil, que ocorre de 23 de junho a 10de julho na capital catarinense. Serão aceitas produções nacionais de todosos gêneros e formatos, direcionadas ao público infanto-juvenil e inéditas emSanta Catarina. Diretores e produtores podem acessar o regulamento e a fichade inscrição no sitepartir da data de abertura do processo. Osfilmes selecionados serão divulgados no final do mês de maio. Curtas elongas-metragens internacionais, médias e longas brasileiros integrammostras especiais e não-competitivas.

O evento premia, em parceria com a TV Brasil, quatro curtas-metragens nascategorias de melhor ficção, melhor animação, júri popular e prêmio especialdas crianças. A escolha dos vencedores é realizada por um júri oficial etambém um júri especial formado por crianças. Além do troféu, os vencedoresrecebem um prêmio aquisição da TV Brasil no valor de R$ 5.000,00.

A décima edição da Mostra é a celebração de um projeto iniciado em 2002 eque chamou a atenção de todo o país para a importância de se desenvolver efortalecer o cinema nacional para as crianças. A cada ano os números deilmes e de público são ampliados. Na primeira edição, atingiu 2,5 milpessoas, e em 2010, 26 mil. Neste ano a expectativa é de chegar a 30 milcrianças. Somente no ano passado foram exibidos um total de 92 filmes: 73curtas brasileiros na Mostra Competitiva, longas-metragens internacionais enacionais em pré-estreia, além das sessões especiais com curtas do Irã,Índia, Alemanha, Espanha, Inglaterra, Rússia, França, Bélgica, Holanda eEstados Unidos. Durante o evento, a exibição dos filmes é realizada tambémcomo uma ação voltada à inclusão social e construção da cidadania através docinema. Alunos das escolas da rede pública ganham transporte para assistiras sessões gratuitas durante a semana, e a preços populares nos fins desemana. Paralelamente, ocorrem oficinas para estudantes e para professores,debates com especialistas em educação e cinema, produtores e realizadores.

Nesta edição do evento, a programação inclui o 7º Encontro Nacional doCinema Infantil, que tratará a produção cinematográfica para crianças eadolescentes. Também será realizado o 4º Pitching, que escolhe um projeto delonga- metragem para participar de um Fórum de Financiamento na Suécia, alémdo 4º Fórum de Cinema e Educação. A Mostra realiza uma parceria com aProgramadora Brasil, do Ministério da Cultura e com a Distribuidora Curta oCurta. Os filmes encaminhados para o evento serão sugeridos para inclusãonos catálogos de títulos infantis destes dois projetos, cabendo aos própriosa seleção final. Estas parcerias permitem que as crianças de todo o paístenham acesso a atual produção brasileira de cinema infantil.

A Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis é uma realização da LumeProduções Culturais com o apoio de patrocinadores.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img