16.3 C
fpolis
segunda-feira, outubro 18, 2021
cinesytem

Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis abre inscrições para 4º Pitching

spot_img

Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis abre inscrições para 4º Pitching

spot_img

Estão abertas as inscrições para o 4º Pitching da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. O concurso é destinado a projetos de longas-metragens brasileiros voltados para crianças e adolescentes. As propostas vencedoras participam do BUFF Festival, em Malmo, na Suécia, um dos principais fóruns de financiamento europeu de cinema infanto-juvenil. Esta é a 10ª edição da Mostra, que ocorre de 23 de junho a 10 de julho no Teatro Pedro Ivo, na Capital. As inscrições podem ser feitas até 24 de abril em www.mostradecinemainfantil.com.br

Podem ser inscritos projetos que já tenham captado pelo menos 15% do orçamento, aprovado pela Agência Nacional de Cinema (Ancine). A defesa é feita para uma banca formada pela diretora do fórum de financiamento do BUFF Festival, Annete Brejner, e pelo produtor europeu de cinema Lennart Strom. Completam a banca convidados do Brasil. “Mesmo que o projeto não seja selecionado, os participantes têm um encontro individual com os integrantes da banca numa espécie de consultoria para o mercado internacional”, salienta Luiza Lins, diretora da Mostra de Cinema.

O Pitching tem uma trajetória de projetos de bem sucedidos. Na primeira edição foi selecionado “Eu e Meu Guarda-Chuva”, de Toni Vanzolini, baseado no livro de Branco Mello e Hugo Possolo. O longa estreou na Mostra em 2010, já entrou no circuito comercial, foi lançado em DVD recentemente e agora será exibido em países no Norte da Europa. O projeto do 2º Pitching é “Tainá 3, a origem”, de Rosane Svartan. Na Mostra deste ano serão apresentados trechos do longa que deverá entrar em cartaz até o final do ano.

Em março, os dois projetos escolhidos no 3º Pitching da Mostra, em 2010, participaram do fórum de Malmo. Os filmes são “O Menino no Espelho”, baseado no livro de Fernando Sabino, dirigido por Guilherme Fiúza Zenha (MG), e “As Aventuras do Avião Vermelho”, uma adaptação do texto homônimo de Erico Verissimo, com direção de Frederico Pinto e José Maia (RS).

Mostra competitiva

Encerradas no sábado dia 2, as inscrições para a Mostra Competitiva de Curtas da Mostra de Cinema Infantil atingiram o número de 114 filmes brasileiros. O anúncio dos selecionados será divulgado no dia 25 de abril. Os vencedores concorrem a quatro prêmios de aquisição de R$ 5 mil numa parceria da Mostra com a TV Brasil. Serão eleitos a Melhor Ficção, Melhor Animação, Melhor Filme Júri Popular e Prêmio Especial. Este último é escolhido por um júri formado por crianças.

spot_img
spot_img