22.6 C
fpolis
terça-feira, abril 16, 2024
Cinesystem

Mostra Grandes Diretores – Manoel de Oliveira exibe ´A Carta` nesta terça-feira

spot_img

Mostra Grandes Diretores – Manoel de Oliveira exibe ´A Carta` nesta terça-feira

spot_imgspot_img

O filme ´A Carta` (1999) será apresentado nesta terça-feira, dia 14/09, no Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha), integrando a mostra Grandes Diretores – Manoel de Oliveira, premiado diretor português, homenageado no Festival de Cinema de Cannes, em 2008.

A mostra na universidade é uma atividade de caráter didático-cultural, realizada pelo Departamento Artístico Cultural da UFSC. As exibições começaram em abril e vão até 30 de novembro deste ano, todas as terças-feiras, às 12 horas, seguida ou antecedida de eventuais debates. A mostra tem entrada gratuita e é aberta à comunidade.

O filme será exibido em DVD, utilizando projetor de alta resolução e uma tela apropriada para projeção, equipamentos especialmente instalados para esse fim no teatro da universidade. Os filmes dessa mostra fazem parte da coleção Grandes Autores – Manoel de Oliveira, contendo os DVDs e um livro, editada pela Lusomundo Audiovisuais.

A mostra no Teatro da UFSC é organizada por Zeca Nunes Pires e Camila Casseano Damazio, numa realização do Departamento Artístico Cultural, da Secretaria de Cultura e Arte, da Universidade Federal de Santa Catarina, com o apoio da Pró-Reitoria de Infraestrutura da UFSC.

Veja na página do DAC (www.dac.ufsc.br) o link do blog onde estão publicados os nomes e as sinopses de todos os filmes da mostra.

Sobre o filme A Carta (1999)

Depois de sofrer uma desilusão amorosa, uma jovem aceita se casar com um renomado médico, mesmo sem amá-lo. Tempos depois ela redescobre a paixão ao conhecer um cantor. O peso desse amor proibido faz com que divida seu dilema com o próprio marido, que não suporta a terrível notícia e morre alguns meses depois.

Duração: 105 min
Com: Chiara Mastroianni, Pedro Abrunhosa, Antoine Chappey, Leonor Silveira
Festival de Cannes 1999 – Prêmio do Júri

Sobre a debatedora Lena Bastos

Cineasta formada pela ECA/USP, está radicada em Florianópolis desde a década de 1980. Roteirista e diretora de vídeos documentários ganhou o prêmio de melhor vídeo na XVI Jornada de Cinema da Bahia em 1986, com a obra “Ilha Catarina, mulheres e meninas”. Selecionada em edital estadual, dirigiu “Bruxa Viva”, ficção curta-metragem, em 35mm, de 1998, que tem como fundo a cultura da Ilha de Santa Catarina. Realizou diversos documentários na área de Movimentos Sociais. Foi professora do Curso de Cinema da Unisul (1999-2002) e atualmente cursa graduação em Filosofia na UFSC.

Serviço:

O QUÊ: Apresentação do filme “A Carta” (1999), da Mostra de Cinema Grandes Diretores – Manoel de Oliveira, com debate da cineasta Lena Bastos.
QUANDO: Dia 14 de setembro de 2010, terça-feira, às 12 horas. A mostra acontece até 30 de novembro de 2010, em todas as terças-feiras às 12 horas, seguida ou antecedida de eventuais debates.
ONDE: Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha, Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis-SC
QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade
CONTATO: Departamento Artístico Cultural – DAC (48) 3721-9348 e 3721-9447 ou www.dac.ufsc.br e dac@dac.ufsc.br

Por [CW] DAC – SeCArte – UFSC, com material da coleção de DVDs e dos organizadores da mostra.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img