22.8 C
fpolis
terça-feira, abril 16, 2024
Cinesystem

Mostra Grandes Diretores exibe ´Non ou a Vã Glória de Mandar` nesta terça-feira

spot_img

Mostra Grandes Diretores exibe ´Non ou a Vã Glória de Mandar` nesta terça-feira

spot_imgspot_img

Filme aborda memória da guerra colonial Acontece nesta terça-feira, dia 18/05, no Teatro da UFSC, a sessão do filme ´Non ou a Vã Glória de Mandar` (1990) que integra a mostra Grandes Diretores – Manoel de Oliveira, premiado diretor português, homenageado no Festival de Cinema de Cannes, em 2008.

A mostra na universidade é uma atividade de caráter didático-cultural, realizada pelo Departamento Artístico Cultural da UFSC. Iniciou na semana passada e vai até 30 de novembro deste ano, em todas as terças-feiras às 12 horas, seguida ou antecedida de eventuais debates. As datas das sessões serão interrompidas para o recesso escolar, IV FITA, 14º FAM e feriados. A mostra tem entrada gratuita e é aberta à comunidade.

O filme será exibido em DVD, utilizando projetor de alta resolução e uma tela apropriada para projeção, equipamentos especialmente instalados para esse fim no teatro da universidade. Os filmes fazem parte da coleção Grandes Autores – Manoel de Oliveira, contendo os DVDs e um livro, editada pela Lusomundo Audiovisuais.

Veja na página do DAC o link do blog onde estão publicados os nomes e as sinopses de todos os filmes da mostra. A mostra no Teatro da UFSC é organizada por Zeca Nunes Pires e Camila Casseano Damazio, numa realização do Departamento Artístico Cultural, da Secretaria de Cultura e Arte, da Universidade Federal de Santa Catarina, com o apoio da Pró-Reitoria de Infraestrutura da UFSC. Todos os filmes serão exibidos em DVD.

Sobre o filme Non ou a Vã Glória de Mandar (1990)

Traz visão de Manoel de Oliveira sobre a identidade e o destino português. Primeiro filme que aborda a memória da guerra colonial, evocando diversos pontos de viagem da história portuguesa, é também a reflexão sobre o destino de um país, cujos homens quiseram sempre ir mais além, e que depois de 1974 se vê reduzido às suas fronteiras originais.

Duração: 108 min

Elenco:
Luís Miguel Cintra, Diogo Dória, Miguel Guilherme e participação de Leonor Silveira

Festival de Cannes 1990 – Homenagem Especial do Júri
Prêmio Especial da Crítica


Serviço:

O QUÊ: Apresentação do filme Non ou a Vã Glória de Mandar (1990), da Mostra de cinema Grandes Diretores – Manoel de Oliveira.
QUANDO: Dia 18 de Maio de 2010, terça-feira, às 12 horas. A mostra
acontece até 30 de novembro de 2010, em todas as terças-feiras às 12 horas, seguida ou antecedida de eventuais debates. As datas das sessões serão interrompidas para o recesso escolar, IV FITA, 14º FAM e feriados.
ONDE: Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha, Praça Santos Dumont, Trindade,
Florianópolis-SC
QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade
CONTATO: Departamento Artístico Cultural – DAC (48) 3721-9348 e 3721-9447 ou página do DAC e dac@dac.ufsc.br

Por José Fontenele, Acadêmico de Jornalismo – Departamento Artístico Cultural – DAC: SeCArte: UFSC, com material da coleção de DVDs e dos organizadores da mostra.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img