16.5 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Mostra Raízes & Frutos em Florianópolis valoriza identidade negra no Brasil

spot_img

Mostra Raízes & Frutos em Florianópolis valoriza identidade negra no Brasil

spot_imgspot_img

A Cinemateca Catarinense, em parceria com o Fundo Municipal de Cinema (Funcine) e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), promove nesta quarta-feira (12/05), às 19h, uma sessão especial do Cineclube Ieda Beck, celebrando o aniversário de 122 anos da abolição da escravatura no Brasil (13 de maio). A mostra Raízes & Frutos abrange a apresentação gratuita de nove curta-metragens, ao ar livre, na Travessa Ratclif, no Centro. Em caso de chuva, a projeção ocorrerá na sede do Instituto Arco-Íris, situada nas imediações.

A iniciativa visa percorrer o país de Norte à Sul através da música, personagens e movimentos sociais, apresentando um panorama reflexivo da identidade negra no Brasil contemporâneo, e revelando um mosaico de resgates, reinvenções e do eterno na identidade Afro-brasileira.

A iniciativa visa percorrer o país de Norte à Sul através da música, personagens e movimentos sociais, apresentando um panorama reflexivo da identidade negra no Brasil contemporâneo, e construindo um mosaico de resgates, reinvenções e do eterno na identidade Afro-brasileira.

Os filmes da noite

“Martinho da Vila Paris 1977”
(SP, 1977, Doc, Cor, 16mm, 8’)
Direção de Ari Candido Fernandes
Sinopse: O filme registra a passagem do cantor e compositor carioca Martinho da Vila por Paris, em 1977, durante uma turnê de apresentações. Depoimentos espontâneos, gravações em estúdio de TV, apresentações no clube musical Campagne Premiére, conversas com amigos e passeios por pontos turísticos da Cidade Luz compõem o documentário.

“Congo – A Voz do Tambor”
(ES, 2009, Doc, Cor, Digital, 16’)
Direção Guilherme Lassance
Sinopse: O documentário resgata a tradição do Congo no estado do Espírito Santo, das suas vitórias as suas dificuldades, percorrendo por diversos grupos folclóricos do estado.

“Maicoun Diequison”
(ES, 2009, Ficção, Cor, Mini DV, 9’)
Direção de Natanael de Souza e Ramon Zagoto.
Sinopse: Maicou Diéquison é um jovem negro da periferia. Fã de Michael Jackson desde pequeno, ele sonha com uma carreira no mundo da música. Mas apesar de terem nomes parecidos, o Maicou brasileiro não tem as mesmas chances na vida profissional como o astro do pop.

“Heitor dos Prazeres”
(RJ, 1965, Doc, Cor, 35mm, 14’)
Direção de Antonio Carlos Fontoura
Sinopse: Memórias do sambista popular e pintor primitivista Heitor dos Prazeres, em seu ateliê na Cidade Nova, bairro em decadência do Rio de Janeiro, mas ainda vivo nos sambas, nos quadros e nas recordações do artista.

“A Retomada do Linharinho”
(ES, 2008, Doc, Cor, Digital,11’)
Direção de Marcelo Calazans e Ricardo Sá.
Sinopse: A luta de quilombolas pela posse do seu território é contada no documentário “Retomada do Linharinho”, de Marcelo Calazans e Ricado Sá.

“Mocotó do Morro”
(SC, 2008, Doc, Cor, Digital, 15’)
Direção coletiva
Resultado da oficina de documentário oferecida pelo 10º Catavídeo, ministrada por Iur Gomez e Bob Barbosa, na Casa Brasil – unidade Federação das Associações de Moradores de Santa Catarina (FAMESC). A realização é dos participantes da oficina: Ana Carla Pimenta, Danilo Ribeiro, Dariane Pasternak, Fernando Klepizig, Guinter Rafael, Jéssica Gerente, Letícia Kapper, Liliane Ribeiro, Michele Araújo, Sandra Rubia e Sergio Aspar. O Funcine participou da produção, apoiando com sua estrutura de equipamentos de vídeo e áudio.

“Pixinguinha e a Velha Guarda do Samba”
(SP, 2006, Doc, Cor/PB, 35mm, 10’)
Direção Ricardo Dias e Thomaz Farkas
Sinopse: Em abril de 1954, Thomaz Farkas filmou, com uma camera 16mm movida a corda, uma apresentação de Pixinguinha com músicos da velha guarda, no parque do Ibirapuera, em São Paulo, durante a comemoração do IV Centenário da cidade. O material se perdeu e foi reencontrado 50 anos depois. O filme recupera o material e conta essa história.

“Alva Paixão”
(SC, 1995, Ficção, Cor, 35mm, 18’)
Direção de Maria Emília de Azevedo
Sinopse: João da Cruz e Sousa, tísico e cansado, envelhecido precocemente, diante de Nestor Vítor remete-se a lembranças. As recordações são marcadas pelo dilema entre o equilíbrio que representa o alvo e a paixão soprada da África. O flash-back interrompe em contraponto ao denso desabafo do poeta. Sentindo a morte, João confia ao amigo simbolista os últimos sonetos produzidos, que seriam publicados postumamente em Paris.

“Hoje é dia de Baile”
(RJ, 2008, Doc, Cor, Digital, 27’)
Direção de Delano Valetin
Sinopse: Os bailes Charme surgiram no subúrbio carioca no começo dos anos 80. E neles é cultuado o R&B – estilo musical dos negros americanos que na década de 1990 passou também a se mesclar ao Hip Hop. O público em sua maioria formado por jovens negros, num estilo de vestir peculiar, uma filosofia paz e amor e um gosto por esse tipo de música que vai passando de geração para geração. Os personagens são a C.I.A de Dança D.R. Intro, formada por jovens que se conheceram nesses bailes e que se destacam no meio da Dança de Rua; A família de Caio e Hellid, um casal que se conheceu nesses bailes e herdou o Charme dos pais e que passam para sua filhinha Hannah; Halley um senhor Branco que frequenta o baile desde sua juventude e que dança incessantemente; e o DJ Corello que é quem trouxe o R&B para o Brasil e que é tido como um ícone para esses freqüentadores.

Serviço:

O quê: Mostra Raízes & Frutos
Sessão Especial do Cineclube Ieda Beck
Quando: quarta-feira (12/05) – 19h
Onde: Travessa Ratclif – Centro
Quanto: gratuito

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img