17 C
fpolis
quinta-feira, maio 26, 2022
Cinesystem Villa Romana Shopping

Movimento lojista jovem cresce em Santa Catarina

spot_img

Movimento lojista jovem cresce em Santa Catarina

spot_imgspot_img

Estado já conta com 14 CDLs Jovens e mais três devem iniciar atividades em 2012

Preocupados com a qualificação e o desenvolvimento da visão empreendedora, os jovens lojistas de Santa Catarina trabalham pelo fortalecimento do associativismo. A iniciativa tem trazido bons resultados para os mais novos. É o caso de Giovanni Fedrizzi, que tem apenas 20 anos e há seis meses abriu seu próprio negócio, uma tele-entrega de comida oriental. Foi na CDL Jovem de Florianópolis que ele procurou a capacitações de gestão de pessoas e planejamento e aprimorou sua network. “É necessário buscar conhecimento e trocar experiências constantemente, assim conseguimos nos tornar empresários mais competitivos e minimizar erros”, conta.

Além da capacitação e dos encontros entre os empresários, o braço jovem das CDLs também promove eventos sociais e de conscientização política e econômica. Segundo o coordenador estadual, Renan Stringhini, são essas ações que realmente trazem mudança para as comunidades, reunindo os jovens em causas de responsabilidade social. Ele cita as Feijoadas Sociais realizadas em Joinville e Barra Velha como exemplo da mobilização dos jovens empreendedores. Eles também coordenam campanhas como o Dia da Liberdade de Impostos e Não Morra no Trânsito. O Dia da Liberdade de Impostos é um dos maiores cases de sucesso da entidade, que levou milhares de catarinenses, em várias cidades, a entender na prática o peso da carga tributária e cobrar a aplicação correta dos recursos à sociedade. “É uma ação de fácil entendimento, que ajuda a trazer muitas pessoas a este debate”, comenta Stringhini.

Atualmente, Santa Catarina conta com 14 CDLs Jovens – a última foi fundada em setembro, no município de Sombrio, na mesma época em que a unidade pioneira, de Joinville, completou 10 anos. As outras estão em Barra Velha, Brusque, Chapecó, Florianópolis, Itajaí, Lages, Navegantes, Praia Grande, Rio Negrinho, Santa Rosa do Sul, São João do Sul e São José. A juventude cedelista de Blumenau, Capinzal e Anita Garibaldi já se preparam para iniciar as atividades.

Sobre a CDL Jovem

A CDL Jovem tem como objetivo principal a troca de experiência e a capacitação de empresários do comércio com idades entre 18 e 35 anos. Com isso, o movimento lojista pretende formar novas lideranças, assegurando, desta forma, a continuidade dos negócios, mesmo que estes não tenham origem na família. São realizados fóruns de discussão organizados semanalmente, envolvendo palestras, seminários e eventos. Mais informações no site www.cdljovem.org.br

* Na foto: Cedelistas jovens de Florianópolis no Dia da Liberdade de Impostos realizado neste ano.

spot_img