18.1 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Movimento Outubro Rosa ilumina Florianópolis na luta contra o câncer

spot_img

Movimento Outubro Rosa ilumina Florianópolis na luta contra o câncer

spot_imgspot_img

Locais turísticos da cidade serão iluminados com a cor rosa em adesão a movimento mundial.

A cada hora, mais de cinco mulheres são detectadas com câncer no Brasil. Em Santa Catarina são cerca de quatro por dia e em Florianópolis, 10 por mês. Apesar de ter cura quando diagnosticada precocemente, a doença é a que mais mata mulheres no Brasil. A falta de prevenção e de informação são os principais obstáculos para a redução da mortalidade pela doença.

Para alertar a população sobre a luta contra o câncer de mama e para esclarecer mitos sobre a doença, a Associação Brasileira de Portadores de Câncer – AMUCC, junto com Instituto Voluntários em Ação – IVA; Rede Feminina de Combate ao Câncer – RFCC; e Saúde da Mulher – Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis realiza na capital o Movimento Outubro Rosa, de 30 de setembro a 25 de outubro. Na capital os Centros de Saúde (veja relação no link) estarão realizando uma série de atividades e ofertando serviços como mamografia, preventivo de câncer de colo e útero, planejamento da vida sexual e reprodutiva , saúde bucal e outros. Algumas unidades, ver link, estarão abertas aos sábados,

O Movimento Outubro Rosa foi criado na Califórnia (EUA) em 1997, com o objetivo de dar visibilidade à luta contra o câncer de mama, fortalecendo a importância do diagnóstico precoce, do acesso de qualidade e eficiente ao tratamento desta patologia e da reabilitação da mulher. Seu início foi marcado pela iluminação de monumentos históricos na cor rosa e tomou proporções mundiais passando pela Torre de Pisa, na Itália; Arco do Triunfo, na França; Casa Branca, nos EUA; Coliseu, em Roma; dentre outros de igual representatividade.

Neste ano, o movimento busca expandir-se, agregando novos parceiros. O objetivo é sensibilizar ainda mais a sociedade e o poder público para a necessidade de ações urgentes e eficazes na detecção precoce do câncer de mama, visando à redução das taxas de mortalidade em decorrência da doença.

São parceiros da AMUCC na realização do Movimento a Associação de Mulheres Profissionais e de Negócios – BPW; a Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina – Curso de Enfermagem; Grupo de Apoio à Mulher Mastectomizada – GAMA; Instituto Voluntários em Ação – IVA; Rede Feminina de Combate ao Câncer – RFCC; Secretaria Municipal de Saúde/ Saúde da Mulher – SMS, Casa da Mulher Catarina; Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres e Coordenadoria Estadual da Mulher, Associação Catarinense de Enfermagem, Ipuf e Polícia Militar. A programação também conta com apoio das empresas Bush, Shopping Beiramar, Koerich, Unimed, Sonitec e Roche.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img