24.3 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Mozart inspira programa da Orquestra Filarmonia Santa Catarina

spot_img

Mozart inspira programa da Orquestra Filarmonia Santa Catarina

spot_imgspot_img

Concerto será apresentado no Teatro do TAC, sob regência do Maestro Gustavo Fontes e participação especial do solista Leonardo Piermartiri. Partituras para Viola Solista também fazem parte do programa.

A Orquestra Filarmonia Santa Catarina apresenta no próximo dia 10 de junho, a partir das 21h, no Teatro do TAC, em Florianópolis, o programa “Cantabile: Concertos Brasileiros para Viola e Mozart”. A apresentação, que faz parte da turnê 2011 da Orquestra irá contemplar as partituras nacionais compostas para viola solista e os Divertimentos preparados pelo compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart.

Sobre o Programa:

Ernst Mahle (*1929), Concertino para Viola (1978)

Nascido em Stuttgart, Alemanha, radicou-se no Brasil em 1951 e, desde então, vem desenvolvendo intensa atividade composicional em nosso país, incluindo importantes obras de cunho didático que fazem uso de materiais folclóricos brasileiros. O Concertino que será apresentado chama especial atenção por sua acessibilidade, tanto em relação a sua temática e ritmos, quanto em relação a suas dificuldades técnicas.

Radamés Gnattali (1906-1988), Concerto para Viola e Orquestra de Cordas (1967)

Nascido em Porto Alegre, estudou piano e viola clássica. Durante 30 anos, atuou como arranjador da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, tendo sido o autor das partes orquestrais de algumas das mais célebres gravações da música popular brasileira. Seu Concerto para Viola, escrito em estilo pós-romântico nacional, evoca nossa contundente rítmica nacional e o inconfundível lirismo da canção popular brasileira.

Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791), Divertimentos em Ré e em Fá (KV 136 e 138)

A perfeita síntese entre sentido de proporção e espontaneidade lírica. A irretocável relação entre as partes internas de um movimento e dos movimentos de uma obra entre si. Estes dois, aparentemente despretensiosos, Divertimentos constituem-se um dos maiores legados histórico-artísticos da clareza clássica. Simetria, assimetria, previsibilidade e surpresa. O gênio humano no esplendor de sua criação.

Sobre a Orquestra Filarmonia Santa Catarina

Composta atualmente por 15 integrantes, a Orquestra é resultado da união de músicos catarinenses que tinham um objetivo em comum: uma orquestra reunindo apenas músicos com formação profissional e integralmente dedicados à atividade musical, o que se transformou em um dos seus principais diferenciais, perceptível na formação de alta qualidade artística.

Serviço

O que: “Cantabile: Concertos Brasileiros para Viola e Mozart” – Orquestra Filarmonia Santa Catarina

Data: 10 de Junho de 2011

Local: Teatro Alvaro de Carvalho – Centro – Florianópolis

Horário: 21h

Ingressos: Na bilheteria do TAC R$ 10,00 (Inteira) e R$ 5,00 (estudante)

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img