20.4 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

MPSC lança livro sobre os 100 anos do Contestado na próxima segunda-feira em Florianópolis

spot_img

MPSC lança livro sobre os 100 anos do Contestado na próxima segunda-feira em Florianópolis

spot_imgspot_img

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) lança na próxima segunda-feira, 9, a partir das 19h, no Palácio Cruz & Souza, Salão Martinho de Haro, no Centro de Florianópolis, o livro "100 anos do Contestado: memória, história e patrimônio”, organizado por Arno Wehling, Augusto Zeferino, Aurelino Pinto de Moura, o Consultor do MPSC Gunter Axt e a Promotora de Justiça Helen Crystine Corrêa Sanches. As informações são da Assessoria de Imprensa do MPSC.

A obra foi organizada pelo Memorial do MPSC em referência aos 100 anos da Guerra do Contestado, com o objetivo de resgatar a história e a memória de Santa Catarina. O livro é um compilado com artigos de pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, destacando-se as dimensões jurídicas do conflito.

A coletânea foi escrita por 20 autores, entre historiadores, pesquisadores acadêmicos representantes políticos do Estado. A diversidade de autores tem como objetivo interiorizar e nacionalizar o debate, além de ampliar os estudos e a documentação histórica dos fatos.

A Guerra do Contestado é marcada por uma disputa de 40 mil km² de terras na divisa entre os Estados de Santa Catarina e Paraná. O conflito durou quatro anos e, ao menos, 9 mil pessoas foram mortas, na sua maioria caboclos, cujas heranças são percebidas até hoje no âmbito social, econômico e cultural da região.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img