19.8 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

MTur premia destinos que se destacaram na estruturação do turismo

spot_img

MTur premia destinos que se destacaram na estruturação do turismo

spot_imgspot_img

Florianópolis foi premiada no quesito infra-estrutura geral.

O Ministério do Turismo (MTur) premiou ontem (08), em Brasília, os 15 municípios que apresentaram os melhores resultados no Estudo de Competitividade dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional – Relatório Brasil 2009. São Paulo e Foz do Iguaçu lideram o ranking e aparecem como os municípios brasileiros mais bem estruturados para receber turistas no país.

O ministro do Turismo, Luiz Barretto, entregou o troféu destaque entre as capitais para São Paulo (SP), representada pelo presidente da São Paulo Turismo, Caio Luiz de Carvalho. Foz do Iguaçu (PR), destaque entre as não capitais, representada pelo secretário Municipal de Turismo da cidade, Felipe Gonzales, recebeu o prêmio do presidente do SEBRAE Nacional, Paulo Okamotto.

A melhora nos índices de competitividade dos 65 destinos foi constatada a partir da comparação dos resultados dos relatórios de 2008 e 2009. O estudo, realizado pela Fundação Getúlio Vargas, a pedido do MTur e do Sebrae Nacional, avaliou 13 dimensões nas capitais e “não capitais” com notas de 0 a 100.

São Paulo conquistou a maior pontuação, entre as capitais dos 65 destinos, em quatro dimensões: Acesso, Serviços e Equipamentos Turísticos, Economia Local e Capacidade Empresarial. Foz do Iguaçu teve o melhor desempenho, entre as “não capitais” em cinco: Acesso, Serviços e Equipamentos Turísticos, Marketing e Promoção do Destino, Capacidade Empresarial e Aspectos Ambientais.

Curitiba (Aspectos Sociais e Aspectos Ambientais) e Belo Horizonte (Marketing e Monitoramento) conseguiram as melhores notas em duas dimensões. As outras capitais premiadas lideraram apenas em um quesito: Rio de Janeiro (Atrativos Turísticos), Recife (Políticas Públicas), Natal (Cooperação Regional), Salvador (Aspectos Culturais) e Florianópolis (Infraestrutura).

Entre as não capitais, Ouro Preto/MG aparece com a melhor pontuação depois de Foz do Iguaçu. A cidade teve a maior pontuação em três dimensões: Atrativos Turísticos, Aspectos Sociais e Aspectos Culturais. Os outros premiados foram Porto Seguro/BA (Políticas Públicas), Maraú/BA (Cooperação Regional), Balneário Camboriú/SC (Monitoramento), Gramado/RS (Economia Local) e Bento Gonçalves (infraestrutura Geral).

Confira, abaixo, lista dos premiados:

TOTAL GERAL:
Capital: São Paulo / Não capital: Foz do Iguaçu

INFRAESTRUTURA GERAL:
Capital = Florianópolis / Não Capital = Bento Gonçalves

ACESSO:
Capital = São Paulo/ Não Capital: Foz do Iguaçu

SERVIÇOS E EQUIPAMENTOS TURÍSTICOS:
Capital: São Paulo / Não Capital: Foz do Iguaçu

ATRATIVOS TURÍSTICOS:
Capital: Rio de Janeiro /Não Capital: Ouro Preto

MARKETING E PROMOÇÃO DO DESTINO:
Capital: Belo Horizonte /Não Capital: Foz do Iguaçu

POLÍTICAS PÚBLICAS:
Capital: Recife / Não Capital: Porto Seguro

COOPERAÇÃO REGIONAL:
Capital: Natal / Não Capital: Maraú

MONITORAMENTO:
Capital: Belo Horizonte / Não Capital: Balneário Camboriú

ECONOMIA LOCAL:
Capital: São Paulo / Não capital: Gramado

CAPACIDADE EMPRESARIAL:
Capital: São Paulo / Não Capital: Foz do Iguaçu

ASPECTOS SOCIAIS:
Capital: Curitiba / Não Capital: Ouro Preto

ASPECTOS AMBIENTAIS:
Capital: Curitiba /Não Capital: Foz do Iguaçu

ASPECTOS CULTURAIS:
Capital: Salvador / Não Capital: Ouro Preto

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img